Prova da Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE-AC) - Professor - Ciência Humanas - FUNCAB (2014) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Quanto ao planejamento, pode-se dizer que há três modalidades que são articuladas entre si. São elas:

  • A a avaliação, o planejamento em si e o plano político pedagógico.
  • B o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas.
  • C o plano da escola, a avaliação e o plano político pedagógico.
  • D o plano de aulas, a avaliação e a pesquisa.
  • E a avaliação, a pesquisa e a metodologia.

A melhor definição de incentivo à aprendizagem encontra-se em:

  • A conjunto de forças externas que impulsionam o aluno a atingir os objetivos estipulados pelo professor
  • B combinação de forças externas e internas direcionadas pelo professor que levam o aluno a perceber seus objetivos e compreender os conteúdos passados, independente do contexto emque estes se encontram.
  • C conjunto de estímulos que despertam nos alunos a sua motivação para aprender, de forma que suas necessidades, interesses e desejos sejam canalizados para as tarefas de estudo
  • D realização de tarefas com vistas à aprendizagem e à disciplina do aluno com pouca ou nenhuma intervenção do professor.
  • E conjunto de métodos e tarefas que, indicados pelo professor, permitem a realização plena do trabalho docente e a transmissão rígida de conteúdos com a finalidade de garantir o desenvolvimento intelectual

São funções do planejamento escolar, EXCETO:

  • A explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática.
  • B expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, através de objetivos, métodos e formas organizativas do ensino.
  • C assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação.
  • D atualizar o conteúdo do plano sempre que for revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos, adequando-os às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que irão sendo incorporados na experiência cotidiana
  • E facilitar a preparação de aulas, de forma amanter a unidade dos conteúdos, com vistas à formação de turmas homogêneas, possibilitando a exclusão de alunos que não acompanhem as aulas propostas

Deve-se registrar como uma das principais qualidades profissionais do professor:

  • A manter a disciplina em sala de aula a qualquer custo
  • B fornecer lista de exercícios a serem realizados como tarefa de casa.
  • C estabelecer uma ponte entre as tarefas cognitivas (objetivos e conteúdos) e as capacidades dos alunos para enfrentá-las
  • D proporcionar o ensino do saber predeterminado, sem alteração de conteúdos, independente da capacidade dos alunos ou de suas experiências prévias
  • E garantir a transmissão do conhecimento somente para uma turma homogênea e apta a aprender conteúdos novos

Em relação ao agrupamento produtivo, pode-se dizer que agrupar os alunos deve ser uma ação intencional e planejada, baseada emtrês aspectos. São eles:

  • A o conhecimento dos alunos sobre o que se pretende ensinar, as características pessoais dos alunos e a clareza do objetivo da atividade proposta.
  • B o conhecimento do professor sobre o conteúdo, as características da escola e o tipo de metodologia a ser aplicada em sala
  • C as características pessoais do aluno, as características profissionais do professor, o tipo de escola.
  • D a metodologia utilizada pelo professor, as características do ambiente, a vontade do aluno.
  • E a vontade do aluno, as características pessoais do aluno, o conteúdo a ser trabalhado.