Prova da Prefeitura Municipal de Macapá - Amapá - Administrador - FCC (2018) - Questões Comentadas

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Ao avaliar a situação do cinema um século depois de seu nascimento, a autora julga que a arte cinematográfica

  • A acomodou-se em seu leito de glórias, vivendo sobretudo da contínua reexibição dos clássicos já consagrados pelo público.
  • B decaiu por conta da competição com outros veículos e formas de comunicação que lhe são superiores em técnica, velocidade e eficiência.
  • C resiste ainda à massificação comercial dos filmes apenas quando, aqui e ali, algum filme busca romper esse amplo processo degradante.
  • D vive agora da proeza única que é ao mesmo tempo manter alguma qualidade estética enquanto atende a interesses econômicos.
  • E sofre da falta de planejamento e de criação, embora ainda insista em romper os limites de uma arte inteiramente voltada para o entretenimento.

A subordinação da arte cinematográfica às regras do mercado consumidor está claramente expressa no segmento:

  • A parecem ter a forma de um ciclo de vida (1º parágrafo)
  • B tais filmes serão mais que exceções (1º parágrafo)
  • C a finalidade de um grande filme é [...] ser uma proeza (2º parágrafo)
  • D anunciado como a arte do século XX (2º paragrafo)
  • E apelar de forma clamorosa para o seu público (2º parágrafo)

São termos que se reforçam reciprocamente numa mesma linha argumentativa da análise feita ao longo do texto:

  • A ciclo, acúmulo, exceções, violações.
  • B proeza, glórias, inchada, combinatória.
  • C capitalista, comercial, derivativa, reprodução.
  • D dignos, arte, política, descarada.
  • E nascimento, heroicas, clamorosa, admirar.

É clara, coesa e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

  • A A autora prescreve de que apenas os filmes usurpadores das regras obterão um nível reconhecidamente artístico.
  • B A produção de filmes sérios, em nossos dias, só poderia ocorrer caso se contrariassem todas as imposições do cinema comercial.
  • C A submissão ao gosto massificado das grandes plateias modernas resultaram numa arte onde o que não falta é tolice e repetição.
  • D Embora não se descartem que grandes filmes ainda possam ser produzidos, a autora não parece confiá-lo, ao falar em decadência irreversível.
  • E Seria uma verdadeira proeza quem revesse a preocupação comercial dos filmes e a substituísse por uma razão estética.

Há forma verbal na voz passiva e pleno atendimento às regras de concordância na frase:

  • A Não haveria por que comemorar os cem anos de uma arte a que falta, em nossos dias, qualidades que pudessem ganhar nossa admiração.
  • B Às pessoas a quem o cinema comercial se dirige faltam por vezes o necessário senso crítico para reagirem às bobagens que se lhes oferece.
  • C Parecem de fato cada vez mais reduzidos, nos anos deste nosso século, o número de pessoas que esperam por uma obra de arte nas salas de cinema.
  • D A arte cinematográfica contemporânea é vista pela autora como um produto cujos parâmetros se confundem com os do mercado mais descarado.
  • E Não haveria quem imaginassem nos anos de ouro do cinema que ele se tornaria uma arte tão submetida ao estrito critério comercial.