Prova da Prefeitura Municipal de Cananéia - Professor - Educação em Creche - VUNESP (2020) - Questões Comentadas

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Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas dos quadrinhos devem ser preenchidas, respectivamente, com:

  • A Os coloque ... coloque-os
  • B Coloque eles ... coloque eles
  • C Lhes coloque ... coloque-lhes
  • D Coloque-os ... os coloque
  • E Coloque-lhes ... lhes coloque

Em conformidade com os sentidos da tira e com a norma-padrão, juntando as duas falas do Recruta Zero em um só enunciado, obtém-se:

  • A Como passei o dia inteiro em pé, meus pés doem!
  • B Embora passei o dia inteiro em pé, meus pés doem!
  • C Passei o dia inteiro em pé, mas meus pés doem!
  • D Passei o dia inteiro em pé, enquanto meus pés doem!
  • E Conforme passei o dia inteiro em pé, meus pés doem!

Na frase – Passei o dia inteiro em pé –, a preposição destacada forma uma expressão de mesmo sentido que a destacada em:

  • A Para fazer o passeio pelas montanhas, era preciso estar em forma.
  • B Morava em uma cidade pequena e agradável, longe da poluição.
  • C Quando pensava em estudar, os números afloravam em sua cabeça.
  • D Esqueceu o material de trabalho em cima de um balcão de padaria.
  • E Em dias nublados, gostava de ouvir músicas tranquilas e ler um livro.

O Supremo Tribunal Federal decidiu que crianças precisam ter seis anos completos até 31 de março para ingressar no 1o ano do ensino fundamental. A decisão deve pôr fim ______ divergências, inclusive na Justiça, que permitiam matrículas de alunos mais novos nessa etapa. Por 6 votos ______ 5, o Supremo validou normas do CNE (Conselho Nacional de Educação) que já definiam o corte etário de março. O mesmo corte etário se aplica ______ crianças de quatro anos para ingresso na educação infantil.

(Folha de S.Paulo, 02.08.2018. Adaptado)


Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:

  • A a ... à ... as
  • B à ... a ... às
  • C a ... a ... às
  • D à ... à ... as
  • E a ... à ... às

De acordo com o editorial, a educação em período integral

  • A resulta, aparentemente, em ganhos positivos para os estudantes, porém a maioria deles é prejudicada com o fim do período noturno, o que favorece a evasão.
  • B eliminou o efeito multiplicador da desigualdade social em São Paulo, onde o índice de estudantes com carga horária de sete horas diárias já chegou a 6%.
  • C traz benefícios para os alunos, mas pode resultar em evasão escolar com a eliminação do período noturno, que atende alunos que precisam trabalhar
  • D logrou êxito em Pernambuco, onde 57% das matrículas no ensino médio são em período integral, contrapondo-se ao percentual de 25% de São Paulo.
  • E reforça desigualdades em alguns locais do país, o que levou o Plano Nacional de Educação a prever a sua implementação plena apenas para 2024.