Questões da Prova do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP) - Agente de Trânsito (2019)

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O autor do texto refere-se à iniciativa decidida e algo invasiva da propaganda quando afirma:

  • A são os agasalhos que lhe batem à porta (1º parágrafo).
  • B passava na loja e adquiria os seus agasalhos (1º parágrafo).
  • C a mulher absolutamente não faz parte do cobertor (3º parágrafo).
  • D Modelo fotográfico é categoria profissional respeitável (3º parágrafo).
  • E São decepções do olhador de anúncios (4º parágrafo).

Ao se afirmar, no 2º parágrafo, que Ficamos perturbados, está-se admitindo que

  • A a propaganda é inócua, pois não satisfaz nossos desejos.
  • B nossa reação à propaganda é inteiramente imprevisível.
  • C o produto nos convence por suas intrínsecas qualidades.
  • D mostramos nossa contrariedade diante da má-fé da propaganda.
  • E somos atingidos pela sedução deliberada dos anúncios.

É comum que a linguagem da propaganda empregue palavras ou expressões com maliciosa duplicidade de sentido. É o que ocorre, por exemplo, em

  • A belas mensagens coloridas (1º parágrafo).
  • B O que é o desenvolvimento! (1º parágrafo).
  • C aquece os corpos de quem já tem o coração quente (2º parágrafo).
  • D Nem adianta telefonar para a loja (3º parágrafo).
  • E São decepções do olhador de anúncio (4º parágrafo).

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • A Eis que se aproxima o inverno (1º parágrafo) = A estação do frio é iminente.
  • B E nunca vêm sós (2º parágrafo) = Jamais se deixam acompanhar.
  • C é categoria profissional respeitável (3º parágrafo) = trata-se de profissão requisitada.
  • D Em cada anúncio uma sugestão erótica (4º parágrafo) = Cada propaganda erótica assim se anuncia.
  • E A tônica do interesse recai (4º parágrafo) = O desejo despertado investe.

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

  • A São os atrativos de uma mulher bonita que a propaganda investe para que se atraiam os consumidores.
  • B Mesmo nas vendas de agasalhos não se dispensa os dotes de uma mulher bonita para sugerir a sensualidade de seu calor.
  • C Ainda que o consumidor não se interesse por um produto, a propaganda que os expõem a venda acabam por despertar-lhes a atenção.
  • D Na análise do autor do texto, o teor erótico de uma propaganda acaba promovendo a venda dos mais diversos produtos.
  • E As figuras mitológicas de Eros e Mercúrio são exemplificadas como representantes de elementos normalmente que uma propaganda se constitue.