Prova da Câmara de São José do Belmonte - Recepcionista - Prova IGEDUC (2024) - Questões Comentadas

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No trecho "Ele sequer possui crachá, sequer é visto como um colega", a repetição da palavra "sequer" sugere que o narrador:

  • A enfatiza a condição marginalizada e transitória do estagiário, destacando sua falta de pertencimento ao ambiente profissional.
  • B justifica a importância do crachá no ambiente de trabalho, visto que é o único identificador de um verdadeiro profissional.
  • C indica uma característica comum entre estagiários e demais profissionais, referindo-se à informalidade das relações de trabalho.
  • D descreve a situação do estagiário como um privilégio, uma vez que este está dispensado de obrigações formais.

No trecho "Quando fiquei frente a frente com Antonio, enchi o pulmão e gritei, com uma alegria um tanto forçada", o uso das vírgulas é fundamental para a compreensão do sentido. Considerando as regras de pontuação, assinale a alternativa que explica corretamente o uso da primeira vírgula do trecho em referência.

  • A A vírgula é usada para isolar um vocativo, indicando quando o narrador se dirige a Antonio no momento da fala.
  • B A vírgula é utilizada para separar a oração adverbial da oração principal, que indica o momento em que a ação foi executada, contribuindo para a clareza do texto.
  • C A vírgula é usada incorretamente neste contexto, pois deveria ser substituída por um ponto e vírgula para concluir a ação descrita.
  • D A vírgula foi empregada para marcar uma mudança de sujeito na frase, deixando claro que o sentido da frase muda a partir desse ponto.

Em "Concluí que ele estava de aniversário. Não conhecia os rituais, mas, preocupado em me enturmar, não desejava permanecer de fora", o pronome "me" desempenha uma função específica na frase. Assinale a alternativa que descreve corretamente a função do pronome neste contexto.

  • A O pronome "me" é um pronome de tratamento, usado para estabelecer uma relação de formalidade entre o narrador e o contexto do texto.
  • B O pronome "me" é um pronome possessivo, indicando a posse da ação de enturmar, que pertence ao narrador.
  • C O pronome "me" é um pronome reflexivo, uma vez que a ação de enturmar-se volta para o próprio sujeito, reforçando a ideia de participação do narrador.
  • D O pronome "me" é um pronome oblíquo átono de primeira pessoa, funcionando como objeto direto e indicando que o narrador é o receptor da ação de enturmar.

No trecho "A mais inesquecível aconteceu logo no segundo dia", observe a palavra "inesquecível". Considerando as regras de acentuação gráfica, assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta para o uso do acento em "inesquecível".

  • A A palavra "inesquecível" é acentuada por ser uma paroxítona terminada em "l", respeitando a regra de acentuação das paroxítonas.
  • B A palavra "inesquecível" não deveria ser acentuada, pois trata-se de uma paroxítona terminada em l, o que dispensa o uso de acento gráfico.
  • C A palavra "inesquecível" é acentuada porque se trata de uma palavra esdrúxula, exigindo acento gráfico conforme a norma culta.
  • D A palavra "inesquecível" é acentuada por ser uma proparoxítona, o que exige o acento gráfico segundo as normas de acentuação.

No trecho "Concluí que ele estava de aniversário. Não conhecia os rituais, mas, preocupado em me enturmar, não desejava permanecer de fora. Ainda me chamariam de 'azeite', alegando que fui o único a não o saudar na data festiva.", o narrador expressa uma interpretação equivocada da situação. A escolha linguística que permite ao leitor compreender essa falha de interpretação é:

  • A o detalhamento do pensamento do narrador, que aponta seu conhecimento profundo sobre o ritual de cumprimentos.
  • B a sequência lógica e narrativa dos eventos, que permite inferir o engano do narrador sobre o motivo dos cumprimentos.
  • C o uso de adjetivos como "azeite" e "enturmar", que esclarece a intenção de participação do narrador na ocasião.
  • D a expressão "me chamariam de azeite", indicando uma crítica aos colegas, que reforça o humor da situação.