Prova da Agência Espacial Brasileira (AEB) - Tecnologista Júnior - CETRO (2014) - Questões Comentadas

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O apólogo apresenta ao leitor um plano de significado usual e figurado. Assinale a alternativa cujo trecho retirado do texto seja um exemplo de expressividade do uso dos termos “agulha” e “linha” em sentido figurado.

  • A “– É boa! Porque coso. Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu?”
  • B “– Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados...”
  • C “Eu é que prendo, ligo, ajunto...”
  • D “– Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!”
  • E “– Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose?
    Você ignora que quem os cose sou eu e muito eu?”

Observe o trecho transcrito do texto e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta um sinônimo para o termo destacado.

“– Ora, agora, diga-me, quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá”.

  • A Cesto.
  • B Vestido.
  • C Habitação.
  • D Esconderijo.
  • E Repartição.

Assinale a alternativa cujo termo destacado seja um exemplo de ênclise.

  • A “– Deixe-me, senhora.”
  • B “Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo.”
  • C “A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho (...).”
  • D “Onde me espetam, fico.”
  • E “Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça (...).”

Observe o trecho transcrito do texto e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a que se refere o pronome destacado.

“– Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu e muito eu?”

  • A Batedores.
  • B Balaio das mucamas.
  • C Vestidos e enfeites.
  • D Babados.
  • E Caminho.

Assinale a alternativa cujo termo destacado seja um verbo empregado na forma nominal.

  • AEstavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa.”
  • B “Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás obedecendo ao que eu faço e mando...”
  • C “A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também (...).”
  • D “(...) Um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha (...).”
  • EContei esta história a um professor de melancolia.”