Questões comentadas de Concursos para Zootecnista

Limpar Busca

Em “Você tem chiclete que chegue para dividir com seus colegas?” (2o quadro), a palavra destacada tem sentido de

  • A meio.
  • B direção.
  • C consequência.
  • D causa.
  • E finalidade.

Considerando as informações verbais e não verbais da tira, é correto afirmar que, no 2o quadro, a professora

  • A sugere que o garoto costuma distribuir doces entre os colegas de sala.
  • B demonstra arrependimento por ter sido ríspida com o garoto no 1o quadro.
  • C revela achar correto que cada aluno traga o próprio chiclete para a sala de aula.
  • D tem a expectativa de que o garoto responda negativamente à sua pergunta.
  • E insinua querer que o garoto distribua seus chicletes e retire-se da sala de aula.

Ao longo da história, o controle de ratos e ratazanas tem evoluído, sendo ainda a forma mais eficaz de controle desses animais a restrição de acesso a abrigo e alimento. Contudo, em determinados casos, faz-se necessário o uso de substâncias popularmente conhecidas como raticidas. Em função de seu mecanismo de ação no organismo do animal para provocar a morte, os raticidas podem ser classificados como agudos e crônicos, apresentando mecanismos de ação bem distintos entre si.

Em função da descrição realizada, a respeito do raticida, assinale a alternativa correta.

  • A Os raticidas crônicos são os mais eficientes no controle de roedores, uma vez que não permitem que o restante da população invasora identifique o que tem causado a morte dos seus membros, no entanto, por causar a morte por ingestão repetida, caso ocorra a ingestão acidental por animais ou humanos, a chance de morte por intoxicação é maior.
  • B Os raticidas agudos são os que apresentam melhores resultados no controle de roedores, contudo, têm seu uso proibido no Brasil.
  • C Os raticidas de uso crônico são os que apresentam melhores resultados no controle da população de roedores.
  • D Os raticidas agudos são os mais eficientes no controle de roedores, uma vez que o animal ao ingerir a isca contendo o raticida morre em curto espaço de tempo, no entanto, além disso, outra vantagem é que caso ocorra a ingestão acidental por animais ou humanos, a identificação dos sintomas é mais evidente e por isso de fácil reversão.
  • E Os raticidas de uso crônico apresentam resultados inferiores no controle da população de roedores quando comparados aos raticidas agudos, no entanto, em função da existência de antídoto para reversão de casos de intoxicação acidental, atualmente, são os mais utilizados.

Em “… mas a Sra. acha mesmo que eles vão querer?” (3o quadro), a palavra destacada pertence à mesma classe da destacada em:

  • A A professora percebeu que Calvin mascava chiclete enquanto assistia à aula.
  • B Calvin não mentiu quando a professora lhe perguntou se ele estava mascando chiclete.
  • C A professora quis saber se Calvin tinha chicletes suficientes para dividir com os colegas.
  • D Calvin disse à professora que acreditava ter chicletes suficientes para dividir.
  • E Calvin perguntou à professora se ela achava que os colegas quereriam chiclete.

Para a autora, a leitura é uma forma de as pessoas

  • A estudarem melhor sua língua.
  • B aprimorarem seu texto escrito.
  • C conhecerem melhor a si próprias.
  • D valorizarem mais o espaço familiar.
  • E aperfeiçoarem seu raciocínio lógico.