Questões comentadas de Concursos para Técnico Previdenciário - Técnico - Informática

Limpar Busca

Os editores de texto Word do pacote MSOffice 2013 BR e Writer do pacote LibreOfice 5.4 disponibilizam um recurso que possibilita a inserção de efeitos artísticos em um texto digitado, conforme exemplificado a seguir. Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
No Word e no Writer, esse recurso é conhecido, respectivamente, por:

  • A WordArt e PaintWork.
  • B WordArt e FontWork.
  • C WordArt e DrawWork.
  • D ClipArt e FontWork.
  • E ClipArt e PaintWork.

Apenas uma das afirmações a seguir está de acordo com as ideias veiculadas no texto. Aponte-a.

  • A O texto credita a inteligência humana ao estudo feito pela Universidade de Toronto.
  • B O autor se vale de referência a estudos científicos para validar o tema que desenvolve.
  • C Embora pequenos lapsos de memória sejam normais, é conveniente que nos preocupemos caso persistam.
  • D Normalmente, as pessoas já esperam ser acometidas por pequenos lapsos de memória e não se perturbam quando isso acontece.
  • E No quinto parágrafo, o ponto de exclamação reforça o ceticismo do autor quanto à normalidade dos pequenos lapsos de memória.

No contexto, o pronome destacado em: “o cérebro não só filtra o que é importante, como descarta o que não é, substituindo-O por memórias novas.” funciona como elemento de coesão, substituindo a ideia expressa na opção:

  • A cérebro.
  • B o que é importante.
  • C o que não é importante.
  • D memórias novas.
  • E filtra.

Em apenas uma das opções a seguir o acento grave, indicativo de crase, foi corretamente empregado como em “acesso à informação”. Aponte-a.

  • A À partir de amanhã, todos chegarão cedo.
  • B Ele não se referia à esta pessoa.
  • C De repente, a senhora começou à entender.
  • D Ofereceram flores à conferencista.
  • E Seguiram as informações passo à passo.

Compare, em cada opção, a redação original e a modificada. A seguir, assinale aquela em que as duas seguem a norma culta da língua no que diz respeito à regência verbal.

  • A “esquecemo-nos de nomes” / esquecemos de nomes
  • B “concluiu que ter uma memória perfeita” / concluiu de que ter uma memória perfeita
  • C “a pessoa que lembra sempre de tudo” / a pessoa que se lembra sempre tudo
  • D “como é importante lembrarmo-nos do rosto de uma pessoa” / como é importante lembrarmos o rosto de uma pessoa
  • E “da próxima vez que te esqueceres de alguma coisa” / da próxima vez que esqueceres de alguma coisa