Questões de Editor de Textos - Microsoft Word e BrOffice.org Writer (Noções de Informática)

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Tem-se o seguinte documento, editado no Microsoft Word 2016, em sua configuração padrão.




O quadrado é uma caixa de texto. Assinale a alternativa que indica o resultado quando o usuário seleciona essa caixa de texto e a apaga, acionando a tecla DEL.

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E

Considere um documento no Microsoft Word 2013 contendo três parágrafos que ocupam meia página e inicialmente dispostos em uma única coluna. Assinale a alternativa que representa uma maneira de formatar o texto do segundo parágrafo em duas colunas, mantendo o primeiro e o terceiro parágrafos em apenas uma coluna, com todos os parágrafos na mesma página.

  • A Selecione todo o segundo parágrafo e, na guia Layout da Página, escolha a opção “Duas”, no botão “Colunas”.
  • B Insira quebras de página antes e após o segundo parágrafo e, com o cursor no segundo parágrafo, escolha “Colunas” e “Duas” na guia Layout da Página.
  • C Pressione simultaneamente as teclas CTRL e ENTER com o cursor antes e após o segundo parágrafo e, com o cursor no segundo parágrafo, escolha “Colunas” e “Duas” na guia Layout da Página.
  • D Selecione todo o segundo parágrafo e pressione simultaneamente as teclas Ctrl + Shift + 2.

Considerando o Microsoft Excel 2013, suponha que uma célula possua a fórmula “=B$3+A2”. Ao se expandir (arrastar a alça de preenchimento), o conteúdo desta célula para a célula imediatamente abaixo, obtém-se

  • A =B$4+A3.
  • B =C$3+B2.
  • C =B$4+B3.
  • D =B$3+A3.

Na guia Inserir, no Microsoft Word 2013, podem ser trabalhados diversos tipos de links. Assinale a alternativa CORRETA acerca dos tipos de links existentes.

  • A Referências cruzadas permitem fazer referência a trechos específicos do texto, como figuras, tabelas e títulos. O texto correspondente à referência é atualizado automaticamente sempre que o item referenciado é atualizado.
  • B Hyperlinks permitem acesso rápido a páginas webs, arquivos externos, e-mails e trechos do documento. Para acessar o conteúdo apontado pelo hyperlink é necessário segurar a tecla SHIFT e selecioná-lo com o mouse.
  • C Os links do tipo Indicador já definidos podem ser acessados a partir do menu de Referências Cruzadas, mas estão indisponíveis a partir do menu de Hyperlinks. 
  • D O link do tipo Indicador permite associar um texto a um indicador, o qual pode ser usado em hyperlinks futuros ou para saltar diretamente para o indicador definido.

Assinale a alternativa que mostra, correta e sequencialmente, no Microsoft Word 2016, os passos para proteger um documento com uma senha.

  • A (1) Clicar na guia "Arquivo" e selecionar "Opções"; (2) clicar no botão "Criptografar com Senha"; (3) digitar uma senha e clicar no botão "OK"; (4) digitar novamente a senha e clicar no botão "OK".
  • B (1) Clicar na guia "Arquivo" e selecionar "Informações"; (2) clicar no botão "Proteger Documento" e selecionar "Criptografar com Senha"; (3) digitar uma senha e clicar no botão "OK"; (4) digitar novamente a senha e clicar no botão "OK".
  • C (1) Clicar na guia "Revisão"; (2) clicar no botão Proteger e selecionar "Restringir Edição"; (3) digitar uma senha e clicar no botão "OK"; (6) digitar novamente a senha e clicar no botão "OK".
  • D (1) Clicar na guia "Inserir"; (2) clicar no botão "Criptografar com Senha"; (3) digitar uma senha, repetir a mesma senha e clicar no botão "OK".
  • E (1) Clicar na guia "Inserir"; (2) clicar no botão "Proteger Documento" e selecionar "Criptografar com Senha"; (3) digitar uma senha, repetir a mesma senha e clicar no botão "OK".