Questões comentadas de Concursos para Técnico - Química

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No sexto parágrafo, a partir do segundo período, o principal recurso coesivo de substituição empregado foi

  • A a retomada por elipse.
  • B a substituição por pronome obliquo.
  • C a substituição por advérbio.
  • D a retomada por repetição do nome.

O professor solicitou ao técnico de laboratório a padronização de uma solução de 0,1mol/L de tiossulfato de sódio preparada por um aluno. O técnico utilizou 30mL do tiossulfato preparado pelo aluno para reagir com o iodo liberado a partir de 0,10g de KIO3 em água, segundo as reações químicas abaixo: 


KIO3 + 5 KI + 6 HCl → 3I2 + 3 H2O + 6 KCl I2 + 2 Na2S2O3 → Na2S4O6 + 2I- + 2Na+


O fator de correção que será utilizado para futuros cálculos envolvendo a solução preparada pelo aluno será de, aproximadamente,

  • A 0,8.
  • B 0,9.
  • C 1,0.
  • D 1,1.

Sobre as palavras “até” e “inclusive”, empregadas, respectivamente, no primeiro e no segundo parágrafos, é correto afirmar:

  • A ambas são palavras que denotam inclusão e, nesse caso, revelam uma orientação argumentativa que indica o argumento mais fraco.
  • B ambas são palavras que denotam inclusão e, nesse caso, revelam uma orientação argumentativa que indica o argumento mais forte.
  • C “até” denota exclusão e “inclusive” denota limite; ambas revelam uma orientação argumentativa que indica o argumento mais forte.
  • D “até” denota limite e “inclusive” denota explicação; ambas revelam uma orientação argumentativa que indica o argumento mais fraco.

De acordo com o texto,

  • A a educação midiática é a única forma eficaz e sustentável de se lidar com fenômenos como o discurso de ódio e a desinformação.
  • B os algoritmos sempre contribuem para incentivar engajamentos direcionados a influenciar simpatizantes de atitudes extremistas.
  • C o reconhecimento da não neutralidade das tecnologias é um dos aspectos que contribuem para o letramento algorítmico.
  • D as tecnologias de inteligência artificial agem, na contemporaneidade, de maneira sempre discreta e totalmente onipresente.

Em suma, educar para as novas dinâmicas sociotécnicas implica reconhecer que as tecnologias não são neutras e incorporam valores daqueles que as criam ou programam; que seus efeitos são ecológicos, impactando e redefinindo relações sociais e econômicas; e que, agindo sobre sociedades desiguais, podem amplificar exponencialmente as injustiças sociais e a exclusão.

Sobre as quatro ocorrências da palavra “que”, é correto afirmar:

  • A na segunda e terceira ocorrência tem-se pronomes relativos; na primeira e na quarta ocorrências temse conjunções integrantes.
  • B na primeira ocorrência tem-se um pronome relativo; na segunda, na terceira e na quarta ocorrências tem-se conjunções integrantes.
  • C na primeira e terceira ocorrência tem-se pronomes relativos; na segunda e na quarta ocorrências temse conjunções integrantes.
  • D na segunda ocorrência tem-se um pronome relativo; na primeira, na terceira e na quarta ocorrências tem-se conjunções integrantes.