A inclusão escolar requer a adoção de estratégias, práticas e recursos que eliminem barreiras à aprendizagem e à participação, respeitando as necessidades específicas de cada estudante. Nesse contexto, as tecnologias assistivas e os recursos de acessibilidade desempenham um papel fundamental para promover a autonomia, a comunicação, o acesso ao currículo e a plena participação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. O conceito de tecnologia assistiva abrange uma ampla gama de produtos, serviços, metodologias e adaptações, desde recursos simples até tecnologias mais avançadas, que contribuem para garantir o direito à educação inclusiva. Considerando o uso de tecnologias assistivas e práticas de acessibilidade em ambientes escolares inclusivos, assinale a alternativa INCORRETA:
- A Pranchas de comunicação simbólica e dispositivos de comunicação alternativa favorecem a expressão de alunos que não desenvolvem fala, sendo exemplos de tecnologia assistiva.
- B Libras (Língua Brasileira de Sinais) é considerada um recurso de acessibilidade comunicacional indispensável para a inclusão de alunos com surdez, podendo envolver intérpretes ou professores bilíngues em sala.
- C O uso de uma lupa eletrônica ou ampliação de fontes em materiais impressos para um aluno com baixa visão não é classificado como tecnologia assistiva, por se tratar apenas de uma adaptação simples.
- D Softwares leitores de tela e sintetizadores de voz permitem que alunos com deficiência visual acessem conteúdos em computadores e tablets, configurando-se como ferramentas de tecnologia assistiva.