Questões de Práticas Pedagógicas em Artes Cênicas (Artes Cênicas)

Limpar Busca

Os direitos e deveres do oficineiro permeiam desde a postura ética até a responsabilidade com a integridade dos participantes. Como isso se aplica no contexto de uma oficina de teatro para adolescentes?

  • A Manter o compromisso de pontualidade, organização e respeito à diversidade, assegurando a proteção física e emocional dos jovens durante ensaios e apresentações.
  • B Delegar o cuidado dos adolescentes a eles mesmos, isentando-se de supervisão.
  • C Exigir participação obrigatória em cenas polêmicas, independente do consentimento familiar ou crenças pessoais.
  • D Eliminar a necessidade de registros ou autorizações, pois o teatro é atividade cultural livre.

Em uma oficina de teatro voltada a adolescentes, a coordenação escolar solicita que o oficineiro contribua para a superação de problemas disciplinares de alguns alunos. Qual pode ser a resposta do oficineiro diante desse desafio?

  • A Focar em roteiros pré-estabelecidos, afastando qualquer articulação com a escola ou participantes, tratando o teatro como expressão autônoma.
  • B Implementar técnicas teatrais que incluam jogos de cooperação e expressão emocional, articulando-se com a equipe escolar para compartilhar perspectivas e estratégias que facilitem a superação dos problemas de conduta.
  • C Evitar contato com educadores, conduzindo a oficina isolada do contexto escolar, ausentando relatórios sobre evolução ou dificuldades dos jovens.
  • D Realizar encenações restritas a adolescentes com comportamento exemplar, afastando aqueles considerados problemáticos para preservar a qualidade das apresentações.

Dos seguintes fatores, o que é essencial para promover a organização motora em pessoas com deficiência é

  • A compreender as alterações neurofisiológicas que podem afetar o controle motor e adaptar as intervenções adequadamente.
  • B apesar das necessidades individuais é necessário aplicar os mesmos métodos eficazes e científicos em todos.
  • C é preciso evitar a prática de atividades motoras para prevenção contra lesões.
  • D focar principalmente na melhoria da força física, sem considerar a coordenação motora.

Em relação à operação de maquinário e ajustes no cenário, as responsabilidades do técnico de palco incluem as seguintes afirmativas, exceto:

  • A Operar maquinários para a preparação dos cenários.
  • B Realizar ajustes, como a fixação de manobras e a afinação de vestimentas de palco.
  • C Assegurar a correta iluminação do espetáculo.
  • D Adequar os microfones.
  • E Comprometer a iluminação adequada do espetáculo.

Dos elementos a seguir, assinale o que é considerado essencial para a prática pedagógica do ensino da dança, integrando danças populares, técnica e criatividade.

  • A Seguir estritamente as coreografias de repertório e técnicas clássicas de balé.
  • B A capacidade de improvisar, criar e explorar movimentos individuais.
  • C Reproduzir coreografias modernas e contemporâneas exatamente como foram ensinadas.
  • D Evitar a fusão de estilos diferentes.