Questões de Práticas Pedagógicas em Artes Cênicas (Artes Cênicas)

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Os direitos e deveres do oficineiro permeiam desde a postura ética até a responsabilidade com a integridade dos participantes. Como isso se aplica no contexto de uma oficina de teatro para adolescentes?

  • A Manter o compromisso de pontualidade, organização e respeito à diversidade, assegurando a proteção física e emocional dos jovens durante ensaios e apresentações.
  • B Delegar o cuidado dos adolescentes a eles mesmos, isentando-se de supervisão.
  • C Exigir participação obrigatória em cenas polêmicas, independente do consentimento familiar ou crenças pessoais.
  • D Eliminar a necessidade de registros ou autorizações, pois o teatro é atividade cultural livre.

Em uma oficina de teatro voltada a adolescentes, a coordenação escolar solicita que o oficineiro contribua para a superação de problemas disciplinares de alguns alunos. Qual pode ser a resposta do oficineiro diante desse desafio?

  • A Focar em roteiros pré-estabelecidos, afastando qualquer articulação com a escola ou participantes, tratando o teatro como expressão autônoma.
  • B Implementar técnicas teatrais que incluam jogos de cooperação e expressão emocional, articulando-se com a equipe escolar para compartilhar perspectivas e estratégias que facilitem a superação dos problemas de conduta.
  • C Evitar contato com educadores, conduzindo a oficina isolada do contexto escolar, ausentando relatórios sobre evolução ou dificuldades dos jovens.
  • D Realizar encenações restritas a adolescentes com comportamento exemplar, afastando aqueles considerados problemáticos para preservar a qualidade das apresentações.

Dentro do processo educacional, a dança pode ser um aliado para a formação das crianças. Sobre esse assunto, assinalar a alternativa CORRETA.

  • A O encontro da criança com a dança pode levá-la a reprimir seus medos e a encontrar maior dificuldade para se expressar de forma espontânea, devido à necessidade de seguir um roteiro preestabelecido.
  • B A ação física é essencial para o desenvolvimento da potencialidade motora da criança, embora possa gerar desarmonia e fragmentação nas potencialidades afetivas e cognitivas.
  • C A atividade de dança pode desenvolver, na criança, a compreensão de movimento através de um maior entendimento de como seu corpo funciona.
  • D O único objetivo educacional da dança é promover a compreensão do funcionamento do corpo e a exploração do movimento humano.

Segundo Koudela (2001), o sistema de Viola Spolin foi desenvolvido a partir de sua atuação na Young Actors Company, em Hollywood, em oficinas de trabalho para crianças entre sete e catorze anos, tendo como uma importante influência a obra de formação em teatro de

  • A Bertolt Brecht.
  • B Constantin Stanislávski.
  • C Augusto Boal.
  • D Ariane Mnouchkine.
  • E Judith Malina.

Técnica aplicada nas atividades de expressão dramática, em dois momentos: primeiro, um ou mais alunos criam uma cena a partir de um tema, situação, personagem etc.; segundo, eles próprios elaboram um roteiro da cena, a ensaiam e a apresentam aos espectadores.

Para Reverbel (1996), o excerto define

  • A imaginação dramática.
  • B improvisação dramática.
  • C improvisação planejada.
  • D improvisação espontânea.
  • E pantomima.