Questões comentadas de Concursos para Professor - 1º ao 5º Ano

Limpar Busca

Leia as afirmativas a seguir: I. A avaliação possibilita conhecer o quanto o educando se aproxima ou não da expectativa de aprendizagem que o professor tem em determinados momentos da escolaridade, em função da intervenção pedagógica realizada. Portanto, a avaliação da aprendizagem só pode acontecer se forem desassociadas das oportunidades oferecidas, isto é, analisando a adequação das situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que estão em condições de enfrentar. II. A autonomia não é um estado psicológico geral que, uma vez atingido pelo aluno, esteja garantido para qualquer situação. III. Na perspectiva inclusiva, não há comparação com o outro estudante durante a avaliação. O parâmetro do aluno é ele mesmo. Marque a alternativa CORRETA:

  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.

Leia as afirmativas a seguir: I. O conhecimento e a valorização da circulação, dos usos e das funções da língua escrita na sociedade são capacidades que não devem ser consolidadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ainda que isso se faça com estratégias didáticas diferenciadas a cada ano. Já as capacidades necessárias para o uso dos materiais de leitura e escrita especificamente escolares devem ser tratadas sistematicamente e consolidadas logo na chegada das crianças ao ambiente escolar e mantidas, retomadas, sempre que necessário, ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. II. O trabalho em grupo exige que os alunos considerem diferenças individuais e respeitem regras estabelecidas. III. A avaliação é um momento necessário à construção de conhecimentos pelas crianças no processo de alfabetização. Marque a alternativa CORRETA:

  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.

Leia as afirmativas a seguir: I. As atividades escolares de alfabetização e letramento devem ser realizadas exclusivamente com a utilização de textos excessivamente técnicos. II. É vedado ao educador alfabetizador utilizar textos divertidos nas suas atividades educacionais, pois o ambiente escolar não é apropriado para a diversão. III. Na perspectiva inclusiva, a avaliação tem como referência o processo individual do estudante. Assim, o objetivo não é classificar nem selecionar. Marque a alternativa CORRETA:

  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.

Leia as afirmativas a seguir: I. A avaliação na perspectiva inclusiva é um processo contínuo e contextualizado, no qual a referência deve ser a trajetória individual do estudante, sem que haja classificações ou comparações. II. Tão importante quanto o que e como avaliar são as decisões pedagógicas decorrentes dos resultados da avaliação, que devem se restringir à reorganização da prática educativa encaminhada pelo professor no dia a dia da sala de aula; evitando se referir a quaisquer medidas didáticas complementares que necessitem de apoio institucional, como o acompanhamento individualizado feito pelo professor fora da classe, o grupo de apoio, as lições extras e outras que cada escola pode criar, ou até mesmo a solicitação de profissionais externos à escola para debate sobre questões emergentes ao trabalho. III. A aprendizagem de determinados procedimentos e atitudes é o instrumento para a construção da autonomia. Marque a alternativa CORRETA:

  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.

Leia as afirmativas a seguir: I. As atividades escolares de alfabetização e letramento devem ser realizadas exclusivamente com a utilização de textos extensos, escritos com linguagem rebuscada. II. A avaliação demanda a adoção de estratégias e ferramentas diversificadas, considerando as especificidades de cada aluno. III. O trabalho em grupo permite ao aluno propor novas regras e desenvolver atitudes que elevam a autonomia. Marque a alternativa CORRETA:

  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.