Questões de Planilhas Eletrônicas - Microsoft Excel e BrOffice.org Calc (Noções de Informática) Página 1

Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Quanto aos aplicativos do pacote Microsoft Office e à edição de planilhas, assinale a alternativa correta.

  • A O Word é o programa do Microsoft Office que tem como responsabilidade principal formatação e desenvolvimento de planilhas.
  • B O Excel não permite a importação de arquivos com outros formatos além de CSV.
  • C O Excel permite a edição de margem de documentos.
  • D Os documentos que são editados no Word podem ter as respectivas fontes, as margens e os espaçamentos modificados.
  • E Os documentos do Microsoft Office Word não podem ser exportados para PDF.

O Microsoft Excel 2013 oferece, no grupo Classificar e Filtrar da guia DADOS, funções para classificação de dados, que permitem organizar uma planilha de acordo com seu conteúdo. Sobre a função de classificação de dados do Excel, é INCORRETO afirmar:

  • A É possível classificar os dados apenas por coluna, ou seja, alterar a ordem das linhas para que fiquem ordenadas. Não é possível realizar classificação por linha, ou seja, alterar a ordem das colunas.
  • B É possível classificar dados com base em textos, números, datas e horas, na ordem crescente ou decrescente.
  • C É possível classificar dados com base no conteúdo de uma única coluna (classificação simples) ou de duas ou mais colunas.
  • D Por padrão, não se diferenciam maiúsculas de minúsculas ao se classificarem dados. No entanto, é possível ativar essa opção, se desejado.
  • E Ao usar funções de classificação selecionando células de apenas uma coluna, caso as células vizinhas também contenham dados, o Excel pergunta se desejamos ou não expandir a seleção a fim de incluí-las.

A Microsoft traz em seu site as funções do Excel para Office 365, em português. Dentre estas funções estão:


I. Remove os espaços do texto.

II. Agrupa vários itens de texto em um único item de texto.

III. Arredonda um número para um número de dígitos especificado


Os nomes das funções listadas em I, II e III são, respectivamente e correta:

  • A REMOVER(), CONCATENAR(), ARREDONDA()
  • B ARRUMAR(), CONCATENAR(), ARRED()
  • C ARRUMAR(), COMBINAR(), ARREDONDA()
  • D REMOVER(), COMBINAR(), ARRED()

No MS-Excel 2010, em sua configuração padrão, o número de células que serão somadas ao usar a fórmula =SOMA(A1;B2:B4) será:

  • A 1.
  • B 3.
  • C 4.
  • D 6.
  • E 8.

Em relação aos conceitos básicos dentro do Microsoft Office Excel, marque a opção que corresponde à alternativa correta:

  • A Marcadores de página (Guias): Tem como finalidade exibir mensagens orientadoras ou de advertência sobre os procedimentos que estão sendo executadas, assim como sobre o estado de algumas teclas do tipo liga desliga, como a tecla Num Lock, END, INS, etc.
  • B Uma planilha é composta por células. Uma célula é o cruzamento de uma coluna com uma linha. A função de uma célula é armazenar informações que podem ser um texto, um número ou uma fórmula que faça menção ao conteúdo de outras células.
  • C Barra de fórmulas: Servem para selecionar uma página da planilha, da mesma forma que os marcadores de agenda de telefone. Esses marcadores recebem automaticamente os nomes Plan1, Plan2...
  • D Janela de trabalho: Tem como finalidade exibir o conteúdo da célula atual e permitir à edição do conteúdo de uma célula.
  • E Linha de status: Orienta o uso para o Word e possível programação orientada a objetos.