Questões de Planilhas Eletrônicas - Microsoft Excel e BrOffice.org Calc (Noções de Informática) Página 1

Assinale a alternativa que descreve corretamente a utilidade da função ()SOMA, no MS-Excel.

  • A Somar todos os valores em um intervalo de células.
  • B Somar todos os valores que atendem a um único critério.
  • C Somar apenas os valores que atendem a vários critérios.
  • D Contar todos os valores em um intervalo de células.

Qual é o nome da linha horizontal dentro de uma célula que indica a magnitude relativa do valor da célula no MS-Excel 2013?

  • A Barra de fórmulas.
  • B Barra de rolagem.
  • C Barra de ferramentas.
  • D Barra de dados.

O Microsoft Excel 2013 oferece, no grupo Classificar e Filtrar da guia DADOS, funções para classificação de dados, que permitem organizar uma planilha de acordo com seu conteúdo. Sobre a função de classificação de dados do Excel, é INCORRETO afirmar:

  • A É possível classificar os dados apenas por coluna, ou seja, alterar a ordem das linhas para que fiquem ordenadas. Não é possível realizar classificação por linha, ou seja, alterar a ordem das colunas.
  • B É possível classificar dados com base em textos, números, datas e horas, na ordem crescente ou decrescente.
  • C É possível classificar dados com base no conteúdo de uma única coluna (classificação simples) ou de duas ou mais colunas.
  • D Por padrão, não se diferenciam maiúsculas de minúsculas ao se classificarem dados. No entanto, é possível ativar essa opção, se desejado.
  • E Ao usar funções de classificação selecionando células de apenas uma coluna, caso as células vizinhas também contenham dados, o Excel pergunta se desejamos ou não expandir a seleção a fim de incluí-las.

A planilha abaixo foi criada no Cale da suíte versão em português.



• Em D5 foi inserida uma expressão que determina o maior número dentre todos nas células A3, B3, C3 e D3 usando a função MAIOR.

• Em D7 foi inserida a expressão =MOD(D5;2).

Nessas condições, os valores mostrados nas células D5 e D7 são, respectivamente:


  • A =MAIOR(A3:D3;1) e 0
  • B =MAIOR(A3:D3;1) e 1
  • C =MAIOR(A3:D3) e 0
  • D =MAIOR(A3:D3) e 1

Analise a imagem abaixo do Microsoft Office Excel:



Ao aplicarmos a função =ORDEM.PORCENTUAL(A2:A11;2) na célula A12 o valor que será retornado é:

  • A 0,888.
  • B 0,583.
  • C 0,333.
  • D 0,444.
  • E 0,74.