Questões comentadas de Concursos para Oficial de Apoio Judicial

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Segundo a Constituição Federal (1988), em seu art. 227, o Estado promoverá programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente e do jovem, admitida a participação de entidades não governamentais, mediante políticas específicas e obedecendo, dentre outros, aos seguintes preceitos:

  • A criação de projetos de ampliação e atendimento humanizado para as pessoas carentes e com vulnerabilidade social, bem como de integração familiar da criança e do adolescente portador de deficiência, mediante a capacitação para o trabalho e a convivência, e a facilitação do acesso ao mercado de trabalho, com a eliminação de barreiras atitudinais e de todas as formas de discriminação.
  • B elaboração de normas para assegurar o direito à proteção especial a crianças e adolescentes como forma de reduzir toda atitude de preconceito; incentivos fiscais e subsídios, nos termos da lei, ao acolhimento, sob a forma de guarda, do idoso, órfão ou abandonado; obediência aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.
  • C criação de programas de prevenção e atendimento especializado para as pessoas portadoras de deficiência física, sensorial ou mental, bem como de integração social do adolescente e do jovem portador de deficiência, mediante o treinamento para o trabalho e a convivência, e a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de obstáculos arquitetônicos e de todas as formas de discriminação.
  • D elaboração do estatuto da juventude, destinado a regular os direitos dos jovens; fomento à capacitação dos adolescentes e jovens para inserção no mercado de trabalho; definição de políticas públicas que assegurem a inclusão digital dos jovens, promovendo acesso à diversas mídias eletrônicas de forma a garantir igualdade de direitos e maiores possibilidades de ascensão social.
  • E aplicação de percentual dos recursos públicos destinados à saúde na assistência ao idoso; elaboração de normas de construção dos logradouros e dos edifícios de uso público e de fabricação de veículos de transporte coletivo, a fim de garantir acesso adequado às pessoas portadoras de deficiência; programas de prevenção e atendimento especializado à criança, ao adolescente e ao jovem dependente de entorpecentes e drogas afins.

Assinale a alternativa correta a respeito do texto.

  • A Em – já estava com o diplominha garantido (1º parágrafo) –, entende-se que o autor possuía boas notas para ser aprovado.
  • B Em – lá estava a dedicatória do velho com sua inconfundível letra (1º parágrafo) –, entende-se que o pai tinha uma letra indecifrável.
  • C Em – após a festinha de formatura, voltei para a classe (2º parágrafo) –, entende-se que a comemoração foi muito pomposa.
  • D Em – fazia uma rápida carreira na Justiça (4º parágrafo) –, entende-se que Plínio trabalhou poucos anos na área da Justiça.
  • E Em – Na página seguinte havia uma dedicatória (último parágrafo) –, entende-se que na página do livro havia uma advertência.

No terceiro parágrafo, ao se questionar se deveria “desmascarar um ídolo”, o autor evidencia

  • A seu medo de enfrentar a reação do pai, uma pessoa bastante severa.
  • B sua convicção absoluta de que deveria denunciar o colega.
  • C seu ódio por Plínio, colega que o desprezava na escola.
  • D sua incerteza em relação a que atitude tomar naquele momento.
  • E seu prazer de ridicularizar o colega, já que Plínio era aluno negligente.

De acordo com as informações do texto, é correto afirmar que o autor

  • A gostou tanto do livro “O coração”, que o compartilhava com os colegas durante o intervalo das aulas.
  • B temia voltar para casa, porque sua mãe ficaria furiosa com a perda de um livro tão raro e de preço exorbitante.
  • C ficou surpreso ao ver o livro na carteira de Plínio, pois o colega tinha um comportamento irrepreensível na escola.
  • D se sentia em culpa, desde o dia da formatura, por ter furtado o livro que pertencia ao colega de classe.
  • E reencontrou o livro quando estava de mudança para um outro endereço e planejou mostrá-lo novamente ao pai.

O trecho do texto que evidencia uma das ações do autor ao retornar à sala de aula é:

  • A …“O coração”, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, best-seller do gênero infanto-juvenil. (1º parágrafo)
  • B Mas onde estava “O coração”? Onde? Desaparecera. (2º parágrafo)
  • C Plínio, o primeiro da classe em aplicação e comportamento, o exemplo para todos nós. (3º parágrafo)
  • D Então peguei o exemplar e o guardei na minha pasta. (3º parágrafo)
  • E Durante a mudança, alguns livros despencaram de uma estante improvisada. (último parágrafo)