Questões comentadas de Concursos para Monitor de Creche

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No trecho “Minha avó tentou me explicar que Jesus não era Deus, mas que também podia ser.”, é possível identificar que a oração em destaque é:

  • A uma oração subordinada substantiva predicativa.
  • B uma oração coordenada adversativa.
  • C uma oração subordinada adjetiva explicativa.
  • D uma oração subordinada adverbial temporal.
  • E uma oração subordinada adjetiva restritiva.

No trecho “Minha avó tentou me explicar que Jesus não era Deus”, a regência do verbo “explicar” exige, neste contexto:

  • A dois objetos diretos.
  • B um objeto direto e um objeto indireto.
  • C apenas um objeto direto.
  • D apenas um objeto indireto.
  • E complemento nominal.

No trecho “Fui o primeiro a erguer o braço”, a palavra “primeiro” é classificada como:

  • A numeral ordinal.
  • B pronome demonstrativo.
  • C substantivo abstrato.
  • D numeral cardinal.
  • E advérbio de modo.

No trecho “E que talvez também fosse ao banheiro, mas só de vez em quando”, o sentido da conjunção “mas” indica:

  • A conclusão, finalizando uma reflexão.
  • B adição, agregando uma possibilidade ao contexto.
  • C oposição, reforçando a ideia de eventualidade.
  • D causa, justificando a possibilidade de ação.
  • E explicação, esclarecendo o ponto anterior.

O narrador do Texto 3 é uma criança que demonstra uma curiosidade típica da infância sobre uma figura de sua admiração. Diante da sua reflexão acerca da figura icônica do Papa, é CORRETO afirmar que o texto tematiza:

  • A a diferença entre figuras humanas e divinas, traçando os limites entre a humanidade da criança e o aspecto sagrado do Papa.
  • B a relação entre medo e reverência em figuras religiosas, o que é imposto por figuras santificadas como o Papa.
  • C a curiosidade infantil e seu papel no aprendizado religioso, o que modifica as estruturas dogmáticas de uma religião.
  • D o fato de o Papa, apesar da aura de santidade, ser humano e compartilhar experiências comuns a todos.
  • E a idealização de figuras religiosas pela sociedade, que determina a distância que o humano deve ter em relação a figuras sacras.