Questões comentadas de Concursos para Enfermeiro(a)

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A partir de 2025, entrou em vigor uma nova reformulação do Ensino Médio no Brasil, com mudanças significativas no currículo escolar, como a ampliação da carga horária da Formação Geral Básica (FGB), além da reestruturação dos itinerários formativos, que foram medidas adotadas para garantir uma educação mais equitativa e alinhada às necessidades reais dos estudantes. Qual dos impactos sociais citados abaixo está diretamente relacionado à nova estrutura do Ensino Médio?

  • A A redução da evasão escolar entre jovens do campo e de periferias urbanas.
  • B A implantação de um ensino mais flexível, focado e conectado às necessidades dos jovens.
  • C A limitação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) apenas para alunos de escolas públicas.
  • D A obrigatoriedade de todos os estudantes cursarem somente disciplinas técnicas e profissionais.
  • E A eliminação do ensino das artes e das ciências humanas como áreas obrigatórias.

Um adolescente de 15 anos relata problemas de autoestima durante uma consulta de enfermagem. O enfermeiro planeja intervenções para promover saúde mental. Acerca da promoção da saúde mental em adolescentes, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)A escuta ativa durante a consulta fortalece o vínculo e identifica sinais de sofrimento emocional.
(__)A orientação sobre saúde mental pode ser feita sem envolver a família, para garantir privacidade.
(__)A promoção de atividades físicas melhora a saúde mental, reduzindo sintomas de ansiedade.
(__)A triagem de saúde mental em adolescentes é desnecessária, exceto em casos de comportamento agressivo.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

  • A F, F, V, F.
  • B V, V, V, V.
  • C F, F, V, V.
  • D V, F, V, F.
  • E V, F, F, F.

Um paciente internado expressa medo de um procedimento invasivo. O enfermeiro utiliza técnicas para promover conforto emocional. Sobre a humanização no cuidado, assinale a alternativa correta.

  • A Praticar a escuta ativa sem contato visual melhora a privacidade do paciente.
  • B Praticar a escuta ativa com respostas padronizadas promove vínculo com o paciente.
  • C Praticar a escuta ativa sem registrar as queixas do paciente otimiza o atendimento.
  • D Praticar a escuta ativa durante o atendimento reduz a ansiedade do paciente.
  • E Praticar a escuta ativa apenas em casos de emergência garante eficiência.

Um paciente hipertenso participa de um programa de controle de pressão arterial. O enfermeiro monitora a adesão ao tratamento medicamentoso. Acerca do manejo de hipertensos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)A medição regular da pressão arterial avalia a eficácia do tratamento anti-hipertensivo.
(__)A administração de diuréticos sem avaliação renal prévia é segura para todos os hipertensos.
(__)A orientação sobre redução de sal na dieta complementa o tratamento medicamentoso.
(__)A adesão ao tratamento é monitorada por meio de consultas regulares e registros.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

  • A V, F, F, F.
  • B V, V, V, V.
  • C F, F, V, F.
  • D F, F, V, V.
  • E V, F, V, V.

Um enfermeiro participa de uma campanha de controle da hanseníase em uma área endêmica. O profissional monitora a eficácia do programa. Sobre o Programa Nacional de Controle da Hanseníase, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)A detecção precoce de casos de hanseníase reduz a transmissão e complicações neurológicas.
(__)A administração de poliquimioterapia sem supervisão é indicada para garantir adesão ao tratamento.
(__)A avaliação de contatos domiciliares identifica casos secundários de hanseníase.
(__)A notificação compulsória de hanseníase é obrigatória apenas para casos multibacilares.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

  • A V, F, F, F.
  • B F, F, V, F.
  • C V, V, V, V.
  • D V, F, V, F.
  • E F, F, V, V.