Questões comentadas de Concursos para Analista de Procuradoria

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O autor inicia os três últimos parágrafos do texto com a expressão “Educação afetiva é”. Esse recurso foi empregado para

  • A apresentar as definições discrepantes de educação afetiva defendidas por autores conceituados da Educação.
  • B demonstrar que a educação afetiva é um conceito inerte, sempre estático em relação às práticas cotidianas da escola.
  • C reforçar a multiplicidade de sentidos e dimensões atribuídas à educação afetiva, destacando seu papel na formação humana.
  • D explicar as diversas acepções do conceito de educação afetiva, a partir de sua aplicação em contextos divergentes.
  • E apontar as diferentes concepções do conceito de educação afetiva, sugerindo a dificuldade de convergi-las no contexto educacional atual.

Para o autor, a afetividade

  • A é uma característica inata das relações humanas e, cuja lapidação e aprimoramento dependem muito mais do trabalho em contexto familiar do que escolar.
  • B deve ser explorada como um componente curricular específico, para que esteja verdadeiramente incorporada ao currículo da escola.
  • C é uma dimensão essencial e complexa para a educação, que tem sido negligenciada, mas precisa ser incorporada às práticas escolares cotidianas.
  • D está circunscrita às relações interpessoais, não interferindo, portanto, nos processos escolares didáticos e administrativos.
  • E representa um obstáculo à racionalidade necessária para uma educação voltada ao desempenho e à objetividade.

Considere que o Prefeito de Itatiba/SP foi eleito tendo como uma das principais plataformas de campanha o aumento da participação da iniciativa privada na gestão pública. A proposta consiste em utilizar a concessão de bens e serviços públicos para atrair investimentos privados e instaurar uma nova lógica de gestão desses ativos, na qual a qualidade do bem ou serviço será avaliada pelo cidadão e utilizada como critério para a remuneração do concessionário. Há, contudo, dúvidas sobre a viabilização desse plano, motivo pelo qual foi convocada uma reunião, da qual participará Antônia, analista de procuradoria.
Com base na situação hipotética e no disposto na Lei Orgânica do Município de Itatiba/SP, Antônia poderá afirmar corretamente que

  • A a autorização legislativa não é necessária para a concessão de serviços públicos, pois compete ao Poder Executivo definir como devem ser prestados os serviços públicos.
  • B a concessão de bens imóveis não precisa ser precedida de autorização legislativa, pois a medida só é necessária nos casos em que haja a alienação dos bens.
  • C a realização de concessões de bens e serviços públicos, em Itatiba/SP, precisa ser autorizada mediante aprovação de emenda à Lei Orgânica, pois as medidas são, a priori, vedadas na cidade.
  • D a concessão de serviços públicos e de bens públicos, no município de Itatiba/SP, podem ser realizadas, mas em favor de entidades que não tenham finalidade lucrativa.
  • E a concessão de serviços públicos deve ser autorizada por lei complementar e a autorização legislativa também será necessária para a renovação e prorrogação contratuais.

Assinale a alternativa em que os termos destacados são antônimos.

  • A “… deixamos de lado dimensões antropológicas essencialmente humanas…” (1o parágrafo)
  • B “… sobretudo, à polifonia das personalidades, das diferentes pessoas, culturas…” (2o parágrafo)
  • C “… a pedir desculpas pelos erros, pelas contradições, pelos desvios padrões…” (3o parágrafo)
  • D “… a condenação de toda forma de violência, simbólica ou real…” (4o parágrafo)
  • E “Educação afetiva é mudar o olhar para com as crianças, os adolescentes, os jovens.” (5o parágrafo)

Está empregada em sentido figurado a palavra destacada no seguinte trecho do texto:

  • A “Não assumimos como importantes ou até mesmo como consideráveis as questões que envolvem a educação afetiva e emocional.” (1o parágrafo)
  • B “A vida, em si, é uma grande epifania de vivências, de desabrochamentos de experiências, de vitalidades…” (2o parágrafo)
  • C “Educação afetiva é a criação de uma atmosfera vivencial de sensibilidades, de gestos elevados…” (3o parágrafo)
  • D “Educação afetiva é erigir alguns valores como ‘sagrados’ para a convivência familiar, escolar e social…” (4o parágrafo)
  • E “É ser exemplo, é convencer pela palavra e testemunhar com as atitudes.” (5o parágrafo)