Questões de IF-PA

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Acerca da República Federativa do Brasil e dos princípios fundamentais, com base na constituição federal de 1988, julgue os itens a seguir:


I- A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos estados, dos municípios, e do distrito federal e dos territórios.

II- O pluralismo político e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa são alguns dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

III- A soberania, a cidadania e a independência nacional são alguns dos fundamentos da República Federativa do Brasil.

IV- A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos princípios da soberania e da dignidade da pessoa humana dentre outros.

  • A Os itens I, II e III são verdadeiros.
  • B Os itens I e II são verdadeiros.
  • C Apenas o item II é falso.
  • D Os itens I, II e IV são verdadeiros.
  • E Todos os itens são falsos.

Um programador, antes de rodar um programa, fez uma estimativa no computador para ver o tempo para finalizar a tarefa. No caso, o resultado dado pelo computador foi de 7.776.000 segundos, que em dias são:

  • A 24 dias
  • B 36 dias
  • C 54 dias
  • D 72 dias
  • E 90 dias

Analise as assertivas de I a III, em relação as diferenças entre a auditoria interna e a auditoria externa, e em seguida, marque a alternativa CORRETA:


I. Na auditoria interna o foco principal e o auxílio à alta administração na sua gestão, enquanto que na auditoria externa, o objetivo maior é a garantia da fidedignidade das Demonstrações Contábeis.

II. Em geral o destino dos trabalhos do auditor interno são os sócios, a diretoria, os conselhos administrativos, fiscal por exemplo, e para os auditores externos, podemos destacar como destino principal das conclusões do seu trabalho os acionistas, credores e a sociedade.

III. O grau de independência é, em todos os sentidos, o mesmo, em relação aos auditores internos e externos.


Assinale a alternativa CORRETA:

  • A I, II, III, estão corretas.
  • B I e II, estão corretas.
  • C I e III, estão corretas.
  • D somente a II, está correta.
  • E somente I, está correta.

Leia e analise com atenção o texto abaixo:


“Por que não existiria uma Inteligência nos negócios? (...) A inteligência é uma plausibilidade evolutiva para sua função na sobrevivência humana. Talvez os talentos empresariais da atualidade tenham antecedentes nas formas primitivas de escambo, artesanato, liderança, negociação, trabalho em equipe e cooperação. Provavelmente as pessoas que se superaram nessas habilidades proto-empresariais da pré-história foram os melhores provedores, qualidade decisiva na adequação evolutiva. (...) Será que existe uma inteligência nos negócios, um conjunto de habilidades que distingue aqueles que realmente se destacam no mundo empresarial?”

Trecho extraído de “ESTRATÉGIA” (2009), de Karl Albretch e colaboradores. Tradução de “Business: the ultimate resource”, Rio de Janeiro, Ed. Elsevier.


Albretch e colaboradores, no trecho acima, referem-se às habilidades para negócios como uma forma de sobrevivência no mundo contemporâneo. Para lograr êxito na administração e por consequência, ter sucesso à frente de um empreendimento, o administrador deve “superar as habilidades protoempresariais” e desenvolver a “inteligência para negócios”, sendo-lhe possível sobreviver e se destacar no mundo globalizado. Partindo da ideia publicada no texto e com base nos conhecimentos específicos da ciência da administração, é possível interpretar como “inteligência para negócios”, a habilidade do administrador ao ter:

  • A a capacidade de resolver problemas e enfrentar desafios
  • B a capacidade de resolver problemas
  • C a capacidade de resolver problemas e criar produtos e serviços de alto valor agregado
  • D a capacidade de resolver problemas, enfrentar desafios e criar produtos e serviços de alto valor agregado
  • E a capacidade de criar produtos e serviços de alto valor agregado

Glauco Rocha é Diretor Financeiro há 26 anos em uma organização federal e está. Certo dia é apresentado a Tiago, administrador recém formado, admitido por concurso público nos quadros da organização. Tiago está inseguro, pois revela ter dificuldades em realizar os balanços financeiros e orçamentários e outras operações de cunho financeiro orçamentário de que foi incumbido por seu superior. Glauco, que já exerceu anteriormente o cargo de docente superior, poderá exercer – a título de facilitar o desenvolvimento de Tiago:

  • A Coaching, apenas.
  • B Mentoring.
  • C Counseling.
  • D Benchmarking.
  • E Encaminhamento ao setor de avaliação de desempenho.