Questões de Terapia Cognitivo Comportamental (Psicologia) Página 6

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“Dentre as diversas teorias e técnicas em psicoterapia, um modelo que demonstra eficácia no tratamento da ansiedade generalizada é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). A partir do modelo da TCC clássica para o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), pode-se afirmar que eventos de vida aversivos ativam esquema de _________________ e senso de ________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A segurança / capacidade e segurança aumentada
  • B segurança / fraqueza pessoal e segurança reduzida
  • C ameaça hipervalente / capacidade e segurança aumentada
  • D ameaça hipervalente / fraqueza pessoal e segurança reduzida

João, portador de Transtorno de Ansiedade Social (TAS), é adulto solteiro e deseja muito ter uma relação amorosa. Ele acredita que sem uma relação amorosa nunca será feliz. Durante uma festa, João tenta se aproximar de uma pessoa do sexo de interesse. Durante a tentativa de iniciar uma conversa ele se sente muito ansioso, “trava” e não consegue dizer nada. Frustrado, se afasta da pessoa de interesse e pensa “eu jamais encontrarei um(a) parceiro(a)”. O pensamento automático “eu jamais encontrarei um(a) parceiro(a)”, nesse contexto de tratamento proposto pela Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), se configura em uma distorção de que tipo?

  • A Rotulação.
  • B Leitura mental.
  • C Catastrofização.
  • D Pensamento dicotômico absolutista.

No trabalho com a terapia cognitivo-comportamental, Beck (2014) sugere algumas estratégias e técnicas que podem ser utilizadas para modificar as crenças centrais e intermediárias. Nesse sentido, relacione Coluna 1 à Coluna 2, associando cada técnica às suas definições.


Coluna 1


1. Questionamento socrático.

2. Continuum cognitivo.

3. Role-play racional-emocional.

4. Experimentos comportamentais para testar as crenças.


Coluna 2


( ) Técnica na qual o terapeuta solicita que o paciente desempenhe um papel emocional da sua mente, que endossa a crença disfuncional. No segundo momento, há a troca de papéis.


( ) Técnica útil para modificar tanto os pensamentos automáticos quanto as crenças que refletem pensamentos polarizados ou dicotômicos. A técnica facilita o reconhecimento do meio-termo.


( ) Técnica que pode ajudar o paciente a avaliar a validade de uma crença. Quando adequadamente projetada e executada, pode modificar as crenças do paciente mais poderosamente do que as técnicas verbais utilizadas no consultório.


( ) Técnica utilizada para avaliar os pensamentos automáticos. Auxilia na realização de uma avaliação mais concreta e significativa e menos abstrata e intelectual.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 4 – 1 – 3 – 2.
  • B 4 – 2 – 1 – 3.
  • C 3 – 2 – 1 – 4.
  • D 3 – 4 – 2 – 1.
  • E 3 – 2 – 4 – 1.

De acordo com Beck (2014), a conceituação cognitiva fornece a estrutura para o entendimento de um paciente pelo terapeuta. Sobre a conceituação cognitiva, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Favorece ao cliente o reconhecimento de seus pensamentos disfuncionais e mal-adaptativos.


( ) Alguns dados que compõem o diagrama da conceituação cognitiva são as crenças nucleares, as crenças intermediárias e os padrões de comportamento.


( ) Começa a ser construída a partir do primeiro encontro com o cliente e segue sendo aprimorada a cada encontro posterior.


( ) Fortalece a aliança terapêutica, e o ato de compartilhá-la com o paciente pode ter efeitos terapêuticos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

  • A V – F – V – F.
  • B V – V – F – F.
  • C V – V – V – V.
  • D F – V – V – F.
  • E F – F – F – V.

De acordo com Cordioli (2008), a Terapia Comportamental utiliza as seguintes técnicas:
I. Exposição. II. Prevenção de respostas. III. Modelação. IV. Contenção e Transformação. V. Grupo sem líder.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas III e IV.
  • C Apenas I, II e III.
  • D Apenas II, IV e V.
  • E I, II, III, IV e V.