Questão 34 Comentada - Prefeitura Municipal de Alegria - Psicólogo - FUNDATEC (2024)

No trabalho com a terapia cognitivo-comportamental, Beck (2014) sugere algumas estratégias e técnicas que podem ser utilizadas para modificar as crenças centrais e intermediárias. Nesse sentido, relacione Coluna 1 à Coluna 2, associando cada técnica às suas definições.


Coluna 1


1. Questionamento socrático.

2. Continuum cognitivo.

3. Role-play racional-emocional.

4. Experimentos comportamentais para testar as crenças.


Coluna 2


( ) Técnica na qual o terapeuta solicita que o paciente desempenhe um papel emocional da sua mente, que endossa a crença disfuncional. No segundo momento, há a troca de papéis.


( ) Técnica útil para modificar tanto os pensamentos automáticos quanto as crenças que refletem pensamentos polarizados ou dicotômicos. A técnica facilita o reconhecimento do meio-termo.


( ) Técnica que pode ajudar o paciente a avaliar a validade de uma crença. Quando adequadamente projetada e executada, pode modificar as crenças do paciente mais poderosamente do que as técnicas verbais utilizadas no consultório.


( ) Técnica utilizada para avaliar os pensamentos automáticos. Auxilia na realização de uma avaliação mais concreta e significativa e menos abstrata e intelectual.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 4 – 1 – 3 – 2.
  • B 4 – 2 – 1 – 3.
  • C 3 – 2 – 1 – 4.
  • D 3 – 4 – 2 – 1.
  • E 3 – 2 – 4 – 1.