Questões de Spot (Publicidade e Propaganda)

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Leia o texto abaixo:

As agências buscam sempre fazer suas criações melhores em relação às feitas pelos concorrentes. O redator deve tentar inserir a personalidade da marca anunciante em cada peça de comunicação criada. O conhecimento da mente e dos valores do público-alvo é fundamental para que as peças criadas se destaquem.

A partir da leitura do texto, analise a postura profissional de um publicitário que trabalha como redator e assinale a alternativa incorreta.
  • A O redator deve, portanto, saber falar de forma inteligente, de maneira persuasiva e com intimidade para fazer a diferença
  • B O redator deve moldar seu discurso aos valores do consumidor
  • C Usando de charme, elegância e estilo, o redator pode chegar ao coração e a mente do consumidor
  • D As palavras podem ser colocadas em qualquer lugar, pois o consumidor encantado com a marca, sempre entende a mensagem
  • E O redator é e sempre será, um artesão das palavras, cuidando de cada uma delas

O custo econômico mais elevado da produção de imagens e sua complexidade tecnológica superior costumam obrigar os produtores a começarem o trabalho por elas. Mas nossos ouvidos não dependem de forma alguma de nossos olhos para processar informação, atuando em sincronia e em coerência com eles. Quando eliminamos o som, a publicidade, os documentários e os noticiários frequentemente chegam a se tornar absolutamente incompreensíveis.
RODRÍGUEZ, A. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: Editora Senac, 2006 (adaptado).

A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Diante da complexidade e dos custos elevados da produção de imagens, a publicidade em podcasts é uma alternativa mais acessível e preserva o potencial semântico e cognitivo da comunicação sonora presente nos produtos audiovisuais.
PORQUE
II. O formato podcast difundiu-se amplamente na comunicação digital contemporânea, incorporando os avanços do rádio e do cinema como mídias que tratam o som, transmitem sensações espaciais e organizam os discursos no fluxo narrativo de seus produtos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.
A propaganda no meio rádio não utiliza sempre a mesma forma. Suas mensagens adotam estruturas e embalagens diferentes que, em muitas ocasiões, pretendem se integrar ao fluir programático para minimizar a desconexão mental do ouvinte e reduzir a saturação publicitária. Mesmo assim, é evidente que o formato mais reconhecido pela audiência é o spot, esses 20 ou 30 segundos que, com um código claramente comercial e mediante a repetição de sua emissão, buscam fixar na mente do ouvinte as qualidades de uma marca. A propaganda sonora tenta aproveitar a facilidade, que tem por sua essência para se fundir com o discurso jornalístico e assim se beneficiar de um maior grau de credibilidade. Na tipologia de formatos publicitários radiofônicos temos, além do spot, o flash e o jingle, entre outros.

RODRÍGUEZ, K. B. Teorias do Rádio - textos e contextos. Florianópolis: Insular, 2008 (adaptado)

Em termos de variáveis que vão influenciar diretamente cada um desses formatos temos:

1 - Tempo: a duração da mensagem publicitária não é uma variável fundamental para estabelecer a diferença entre os formatos e os respectivos valores na tabela de preços das emissoras de rádio comerciais.
2 - Ao vivo ou gravado: formatos emitidos ao vivo têm a vantagem de não cortar bruscamente a programação e incrementar o nível de atenção do ouvinte. Já o formato gravado é sempre fiel à criação original.
3 - O objetivo publicitário: independentemente do interesse, todos os formatos são adequados seja à venda, à conscientização da população ou à criação/manutenção da imagem de um cliente.

É INCORRETO o que se afirma na(s) opção(ões)
  • A 1, apenas
  • B 2, apenas
  • C 3, apenas
  • D 1 e 2, apenas
  • E 1 e 3, apenas
Para divulgar a ação promocional de uma rede de supermercados, uma agência de publicidade criou a mensagem a seguir, para ser produzida como spot de rádio.

"A crise tá pegando, mas não desanima não.
Pra fazer economia, comprar no Supermercado XYZ é a solução.
Tem coisas que não podem faltar na mesa.
É o caso do arroz, feijão e macarrão.
Então, vem fazer economia com essa promoção.
Durante todo o mês de novembro, você compra dez quilos de arroz e leva grátis dois quilos de feijão.
Ou se preferir, leva grátis dois quilos de macarrão.
É isso mesmo. Você compra dez quilos de arroz e leva dois quilos de feijão ou de macarrão sem pagar nada.
Supermercado XYZ. Vem levar feijão ou macarrão de graça nessa super promoção.
Saiba mais em nossas lojas."

Sobre o uso da palavra "grátis" na mensagem e com base no que estabelece o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A palavra "grátis" não foi empregada de forma ética.

Porque

II. O consumidor poderá escolher, entre macarrão e feijão, o produto que deseja levar gratuitamente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.