Questões de Mídias Digitais - Cultura da Convergência (Publicidade e Propaganda)

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O universo da comunicação digital trouxe consigo mudanças para o mercado publicitário, e o crescimento exponencial de conteúdo, somado ao aumento da automação, exigiu a criação de novas estratégias, como o native advertising. Essa estratégia é caracterizada por publicações de postagens, histórias, artigos, entre outros, de forma paga, porém identificadas como publicidade, em sites e redes sociais. A ideia é que essas postagens se pareçam com o conteúdo habitual do site ou da rede, mas com alguma pequena identificação que sinalize sua natureza.
Um dos principais objetivos dessa publicidade que não parece publicidade é

  • A eliminar o estilo de comunicação “um para muitos”.
  • B aumentar a disrupção na experiência dos usuários.
  • C tornar a publicidade algo útil e agradável.
  • D retomar o protagonismo da marca nos meios.
  • E distanciar a marca da produção de conteúdo.

A passagem do século XX ao XXI consolidou a emergência de um novo espaço de relações de comunicação entre pares. Cunhado para um romance literário com temática na ficção científica ainda na década de 1980, o termo ciberespaço foi retomado pelos criadores e pelos usuários das redes digitais e, hoje, abriga uma série de comportamentos sociopolíticos identificados como parte de uma cibercultura.
Com base nas características desse espaço virtual de relações, constata-se que a(o)

  • A dispersão de uma comunidade virtual limita o compartilhamento de memória coletiva.
  • B proximidade geográfica fundamenta a construção de afinidades virtuais.
  • C constituição do ciberespaço se dá por um conjunto mais amplo que a internet.
  • D ciberespaço é uma infraestrutura técnica particular de telecomunicações.
  • E desenvolvimento das comunidades virtuais independe da interconexão.

Os usuários das redes sociais são ao mesmo tempo emissores e receptores de mensagens. Eles podem, ao mesmo tempo, produzir e consumir informação.

Esse novo modelo de comunicação denominou-se

  • A revolução digital
  • B enclaves digitais
  • C espaço de afinidade
  • D comunicação verbal
  • E autocomunicação de massa

As atuais tecnologias e os processos de comunicação estabelecem uma mudança no comportamento tanto das plataformas que produzem informação quanto de seus consumidores.

Esse cenário promove uma inteligência coletiva, que é um dos pilares da cultura

  • A organizacional
  • B erudita
  • C popular
  • D da convergência
  • E de massa

Nos últimos meses, o campo da comunicação ganhou um concorrente que pode substituir o ser humano em uma conversa e, até mesmo, produzir respostas em tempo real.

Essa ferramenta chama-se

  • A Java
  • B ChatGPT
  • C Phyton
  • D Ruby
  • E Java-script