Questões de Spitz (Psicologia)

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Na perspectiva psicanalítica, René Spitz, Melanie Klein e Donald Winnicott apresentam visões singulares sobre o desenvolvimento do Eu. Nesse contexto, assinale a alternativa que descreve corretamente a contribuição de cada autor para a constituição do Eu:

  • A Spitz considera que o ambiente relacional exerce influência pouco significativa no desenvolvimento do self; Klein sustenta que conflitos internos surgem apenas após a resolução plena das primeiras experiências com a mãe; e Winnicott acredita na autonomia inata da criança, independentemente da qualidade do cuidado ambiental.
  • B Spitz vê o eu como um constructo meramente cognitivo, enfatizando fatores genéticos em detrimento da interação mãe-bebê; Klein descreve o self como reflexo de processos inconscientes tardios, sem relevância para as primeiras experiências relacionais; e Winnicott considera que o self depende basicamente de conflitos pulsionais internos, dispensando a função do outro.
  • C Spitz enfatiza, interações iniciais afetivas destacando o efeito devastador da privação emocional (hospitalismo). Klein postula que o Eu se forma precocemente por relações com objetos parciais, caracterizadas por processos de cisão e identificação. Winnicott sublinha o “ambiente suficientemente bom”, no qual o cuidado materno favorece a integração e a emergência de um self verdadeiro.
  • D Spitz, Klein e Winnicott convergem ao delimitar as experiências familiares como fator secundário ao amadurecimento natural do organismo, atribuindo maior peso à maturação biológica na constituição do self, independente de trocas afetivas ou ambientais.

René Spitz, identificou efeitos profundos da privação emocional na infância, o que resultou em conceitos fundamentais para a Psicologia do Desenvolvimento. A partir dessa perspectiva, relacione os conceitos da 1ª coluna com as situações descritas na 2ª coluna.

1ª coluna:
1 - Hospitalismo.
2 - Ansiedade de separação.
3 - Privação socioafetiva.
4 - Depressão anaclítica.

2ª coluna:
(__) Em uma instituição de acolhimento, várias crianças apresentam comportamentos apáticos e atraso global no desenvolvimento, em razão da ausência de vínculo afetivo consistente.
(__) Um lactente demonstra retração emocional progressiva, caracterizada por choro excessivo, insônia e recusa alimentar após a perda de contato com a mãe
(__) Um bebê institucionalizado apresenta letargia, perda de peso e falta de reatividade a estímulos, apesar de receber cuidados básicos de alimentação e higiene.
(__) Uma criança manifesta ansiedade extrema ao ser separada do cuidador principal, mesmo quando a separação ocorre em um ambiente familiar e seguro.

A sequência CORRETA de cima para baixo é:

  • A 1 - 3 - 2 - 4.
  • B 4 - 2 - 3 - 1.
  • C 3 - 4 - 1 - 2.
  • D 3 - 1 - 4 - 2.

André é um psicólogo experiente em desenvolvimento infantil, participando de um concurso. Durante a prova de múltipla escolha, ele se depara com a seguinte questão: Qual das alternativas a seguir melhor define o conceito da síndrome do hospitalismo desenvolvido por René Spitz:

  • A Um distúrbio alimentar grave que afeta principalmente crianças pequenas.
  • B É o resultado da perda de um objeto amado, no primeiro ano de vida, por um período de mais de cinco meses.
  • C Um atraso no desenvolvimento motor e cognitivo causado por falta de estímulos adequados.
  • D Um tipo de autismo infantil caracterizado por dificuldade de comunicação e interação social.

René Spitz foi um importante psicanalista e desenvolvimentista que contribuiu significativamente para o estudo da psicologia do desenvolvimento infantil. Analise as questões a seguir e indique a alternativa que considera corretamente as contribuições desse teórico.

I. O termo hospitalismo se refere a comportamentos característicos de crianças que passam por longos períodos de hospitalização, mesmo tendo os cuidados de seus genitores.
II. A qualidade das experiências iniciais com os cuidadores nos primeiros meses de vida, determinam o desenvolvimento infantil saudável ou patológico.
III. O termo hospitalismo refere-se a um estado de privação afetiva total que pode gerar, entre outras consequências, atrasos no desenvolvimento infantil de crianças institucionalizadas.
IV. A exposição a situações adversas e desafiadoras é um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento saudável da criança.
V. A formação de vínculos emocionais estáveis e positivos com os cuidadores não são essenciais no primeiro ano de vida da criança, pois a criança nessa fase ainda não identifica com clareza a natureza das relações emocionais.

  • A II e III.
  • B I e III.
  • C II, III e V.
  • D IV e V.
  • E III e V.

No século XX, René Spitz foi um pioneiro nas pesquisas com bebês. O autor buscou explicar como surge o psiquismo e, portanto, qual a origem das relações objetais. Spitz distingue perÌodos críticos no crescimento da criança. Assinale abaixo a alternativa incorreta sobre esses perÌodos.

  • A O primeiro estágio, do nascimento até meados do terceiro mês, é conhecido como estágio de não-diferenciação.
  • B No terceiro mês de vida, a resposta de sorriso do bebê a rostos humanos é uma das principais mudanças, indicando o surgimento de um ego rudimentar.
  • C Aos oito meses de idade, a ansiedade é um organizador do psiquismo, pois a criança se vê ansiosa pelo peito da mãe para se acalmar.
  • D Aos oito meses o bebê já é capaz de estabelecer uma diferenciação entre a mãe e outras pessoas.
  • E Um terceiro organizador do psiquismo é o ato de dizer não, tanto como gesto como enquanto palavra. É uma forma de exprimir a agressão e aparece pela primeira vez de forma significativa por volta dos 15 meses de vida.