Questões de D. W. Winnicott (Psicologia)

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Na perspectiva psicanalítica, René Spitz, Melanie Klein e Donald Winnicott apresentam visões singulares sobre o desenvolvimento do Eu. Nesse contexto, assinale a alternativa que descreve corretamente a contribuição de cada autor para a constituição do Eu:

  • A Spitz considera que o ambiente relacional exerce influência pouco significativa no desenvolvimento do self; Klein sustenta que conflitos internos surgem apenas após a resolução plena das primeiras experiências com a mãe; e Winnicott acredita na autonomia inata da criança, independentemente da qualidade do cuidado ambiental.
  • B Spitz vê o eu como um constructo meramente cognitivo, enfatizando fatores genéticos em detrimento da interação mãe-bebê; Klein descreve o self como reflexo de processos inconscientes tardios, sem relevância para as primeiras experiências relacionais; e Winnicott considera que o self depende basicamente de conflitos pulsionais internos, dispensando a função do outro.
  • C Spitz enfatiza, interações iniciais afetivas destacando o efeito devastador da privação emocional (hospitalismo). Klein postula que o Eu se forma precocemente por relações com objetos parciais, caracterizadas por processos de cisão e identificação. Winnicott sublinha o “ambiente suficientemente bom”, no qual o cuidado materno favorece a integração e a emergência de um self verdadeiro.
  • D Spitz, Klein e Winnicott convergem ao delimitar as experiências familiares como fator secundário ao amadurecimento natural do organismo, atribuindo maior peso à maturação biológica na constituição do self, independente de trocas afetivas ou ambientais.

De acordo com Zimerman (2007), a capacidade para simbolizar é exclusiva do ser humano, e é por meio dela que a criança terá acesso às capacidades de conceituar, generalizar, abstrair, verbalizar, construir metáforas e criar. Em relação à formação dos símbolos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A formação de símbolos pelo ego do sujeito está subordinada à sua capacidade de atingir a “posição depressiva”, isto é, de suportar ausências e perdas, tendo em vista que o símbolo é a unidade perdida e refeita.
( ) São os símbolos que permitem que um “todo” seja reconhecido nas partes fragmentadas e dispersas, assim como, também em um caminho inverso, eles possibilitam que, a partir de um todo, venha-se a descobrir as partes.
( ) Os símbolos são representações mentais ou metáforas que a criança usa para interpretar sua realidade e suas experiências. Esses símbolos podem ser pensamentos automáticos, imagens mentais ou associações que têm um impacto significativo no comportamento e na emoção.
( ) Um exemplo da capacidade de formação de símbolos pode ser dado pelo “jogo do carretel” como uma forma de enfrentar a angústia de separação com a sua mãe, simbolizando-a no carretel, fazendo-a desaparecer e reaparecer, com as respectivas exclamações de “fort” e “da”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – F – V.
  • B V – F – V – V.
  • C V – V – F – F.
  • D F – V – F – F.
  • E F – F – V – V.

A teoria de Winnicott nos remete à compreensão dos estágios mais primitivos do desenvolvimento emocional do ser humano. Em sua prática, como um pediatra e psicanalista, constatou que boa parte dos problemas emocionais parecia encontrar sua origem nas etapas precoces do desenvolvimento.

Acerca de seus principais conceitos, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A falha materna prolongada não provoca fases de reação à intrusão, e as reações interrompem o “continuar a ser” do bebê, gerando uma ameaça de aniquilamento (Winnicott, 1978).
  • B O holding se caracteriza como um estado de verdadeira fusão emocional com seu bebê, em que ela é o bebê, e o bebê é ela.
  • C Portanto, é somente no estado de “preocupação materna primária” que a mãe é capaz de fornecer um contexto para que a constituição da criança comece a se manifestar, e suas tendências ao desenvolvimento comecem a desdobrar-se.
  • D Todas as mães conseguem adaptar-se às necessidades do bebê, talvez por terem uma forte identificação feminina ou por terem poucas preocupações alternativas.

Assinale a alternativa CORRETA que indica um dos conceitos de Winnicott para a área do desenvolvimento infantil.

  • A Existência de um ego rudimentar.
  • B Pulsão de morte desde o início da vida.
  • C Primitivos mecanismos de defesa.
  • D Objeto transicional.

O pediatra e psicanalista inglês Donald Winnicott ficou conhecido por sua teoria original a respeito das relações de objeto, do self e do brincar, essencial para compreender o desenvolvimento humano e suas fases.
Nesse contexto, ele criou o conceito que designa o objeto material eleito pela criança para efetuar a sua passagem de uma relação fusional com o corpo materno para o estado em que ela reconhece a mãe diferente de si, separando-se dela.
Tal objeto é chamado por Winnicott de

  • A fálico.
  • B objeto a.
  • C objeto bom.
  • D transicional.
  • E Transgeracional.