Questões de Legislação e Normas Aplicáveis (Auditoria Governamental)

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Analise as assertivas a seguir sobre auditoria governamental de acordo com as Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da União (NAT):

I. A auditoria de regularidade tem como objetivo principal avaliar o desempenho das políticas públicas, com foco em resultados e melhoria da gestão governamental.
II. A auditoria operacional avalia programas e atividades governamentais sob os critérios de economicidade, eficiência, eficácia e efetividade.
III. A auditoria de regularidade compreende as auditorias de conformidade e as auditorias contábeis, abordando aspectos como legalidade e legitimidade dos atos de gestão.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas III.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

A auditoria governamental possui finalidades e objetivos específicos que a distingue de outras formas de auditoria. Considerando as normas fundamentais de auditoria e as diretrizes aplicáveis, qual das alternativas abaixo apresenta um objetivo ou finalidade INCORRETO em relação à auditoria governamental?

  • A Avaliar a conformidade de atos de gestão pública com a legislação aplicável.
  • B Promover eficiência e eficácia na utilização dos recursos públicos.
  • C Detectar exclusivamente erros formais e omissões nos registros contábeis.
  • D Identificar oportunidades de melhoria nos processos administrativos governamentais.
  • E Contribuir para a transparência e prestação de contas das ações governamentais.

A NBC TSP 16.8 – Controle Interno no Setor Público – define diretrizes para o funcionamento do controle interno nos órgãos e entidades públicas, com a finalidade de:

  • A estabecer controle social e transparência pública
  • B estimular adesão às normas e às diretrizes fixadas
  • C instituir autonomia e abrangência em suas avaliações
  • D substituir o controle externo, realizando auditorias independentes e definitivas sobre as contas públicas

Ao elaborar o planejamento anual de atuação, Sílvio, profissional responsável pelo sistema de gestão de riscos da Cia. Delta, incluiu extensa manifestação quanto à “suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, apresentar uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles associados” (ISSAI 200). O conceito apresentado diz respeito ao risco

  • A gerencial.
  • B tolerado.
  • C de controle.
  • D inerente.
  • E incipiente.

Um auditor independente foi nomeado para auditar as demonstrações contábeis de uma entidade do setor público.

No entanto, o auditor não conseguiu obter evidência de auditoria apropriada e suficiente. Além disso, ele concluiu que possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis poderiam ser relevantes e generalizados, de modo que uma ressalva na opinião seria inadequada para comunicar a gravidade da situação.

Não é possível ao auditor renunciar ao trabalho de auditoria antes da emissão do seu relatório.

Nesse caso, ele deve

  • A emitir um relatório com opinião adversa.
  • B destacar o fato em um parágrafo de ênfase.
  • C destacar o fato em um parágrafo de Outros Assuntos.
  • D emitir o seu relatório com atraso, após o prazo acordado.
  • E abster-se de expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis.