Questões de Revolução e transformação social (Sociologia)

Limpar Busca

Julgue o item a seguir.


Os papéis sociais mudaram muito nos últimos anos e com essas mudanças as estruturas, que antes funcionavam de uma determinada maneira, estão diferentes na atualidade, principalmente em relação ao papel feminino.

  • Certo
  • Errado
Para publicar em periódicos da metrópole, deve-se escrever seguindo os géneros da metrópole, citar a literatura da metrópole e tornar-se parte do discurso lá produzido. Para um cientista social, isso significa tanto descrever sua própria sociedade como se fosse a metrópole, suprimindo sua especificidade histórica, ou descrevê-la em termos comparativos, situando sua especificidade nos parâmetros da metrópole. Esse “metrocentrismo” da imaginação sociológica é mais evidente nas teorias da "globalização". De todos os tópicos sociológicos, é nesse que as relações entre metrópole e periferia são mais nítidas. Ainda assim, a abundante literatura sociológica feita no Norte frequentemente projeta características da modernidade ou pósmodernidade da metrópole para outros espaços. Uma estratégia de resistência à essa situação, é a busca por sistemas indígenas de conhecimento, entendidos como contextos para produção de um conhecimento que esteve originalmente fora do sistema eurocentrado e que talvez ainda possa estabelecer uma base para autonomia.

CONNELL, Raewyn. A iminente revolução na teoria social. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.27, n. 80, 2012. (Adaptado)

As afirmativas a seguir apresentam interpretações coerentes do texto, à exceção de uma. Assinale-a.
  • A O autor critica a dimensão geopolítica da produção de conhecimento sociológico.
  • B O autor rompe com o referencial analítico apoiado por antagonismos que perpetuam as primazias geográficas.
  • C O autor identifica o pluralismo epistemológico que questiona a hegemonia de determinadas regiões globais.
  • D O autor enfatiza o limite da interpretação de eventos internacionais a partir de determinadas categorias sociológicas.
As causas profundas de todas as transformações sociais e de todas as revoluções políticas não devem ser procuradas nas cabeças dos homens nem na ideia que eles fazem da verdade eterna ou da eterna justiça, mas nas transformações operadas no modo de produção e de troca.

ENGELS, Friederich. Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico, 1880. (Adaptado)

As afirmativas a seguir descrevem corretamente o conceito de materialismo histórico, à exceção de uma. Assinale-a.
  • A Concebe a acumulação material e as forças produtivas como elementos fundamentais para entender as relações sociais.
  • B Entende a interpretação histórica das dinâmicas sociais como engrenagem para transformações sociais.
  • C Compreende os fenômenos sociais por meio de referenciais idealistas filosóficos plasmados na sociedade.
  • D Interpreta a realidade social por meio das relações produtivas como resultado de seu próprio tempo.

Em sala de aula, o docente propõe a observação do gráfico que reflete a diferença salarial (em porcentagem) entre os trabalhadores graduados e não graduados nos Estados Unidos, entre os anos de 1964 e 2012.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


AUTOR, David. The Labor Market Impacts of technological change: from unbridled enthusiasm to qualified optimism to vast uncertainty. NBER Working Paper Series, 2022. (Adaptado)

A respeito dessa atividade, analise as afirmativas a seguir.

I. Os alunos podem observar que a introdução de novas tecnologias diminuiu as desigualdades entre os trabalhadores pela uniformização das tarefas laborais.
II. Os alunos podem concluir que, ao longo do tempo, o uso de tecnologias proporcionou o aumento da empregabilidade dos trabalhadores menos qualificados.
III. Os alunos podem identificar que o uso da tecnologia, apesar de impactar negativamente determinados grupos de trabalhadores, favoreceu outros.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I, II e III.

Qual o nome da Psicologia que utiliza do comportamento humano para seu embasamento teórico e usa de recompensas e punições para “educar” o comportamento?

  • A Cognitivismo.
  • B Feudalismo.
  • C Behaviorismo.
  • D Positivismo.
  • E Freudismo.