Questões de Relação Educação Física Escolar e Esporte (Educação Física) Página 2

Limpar Busca

A respeito dos esportes coletivos, como o basquetebol e o handebol, que são fundamentais para a integração social dos alunos no contexto escolar, assinale a alternativa correta:

  • A Os esportes coletivos devem ser trabalhados exclusivamente para preparar os alunos para competições.
  • B A prática de esportes coletivos desconsidera o desenvolvimento de habilidades emocionais nos estudantes.
  • C Os esportes coletivos promovem o trabalho em equipe, a resolução de conflitos e a inclusão social.
  • D Esportes coletivos são indicados apenas para alunos com habilidades motoras avançadas.

O ensino de esportes como o voleibol no contexto escolar requer estratégias que promovam habilidades técnicas e sociais. Nesse sentido, podemos afirmar:

  • A O voleibol deve ser abordado apenas em competições escolares de alto rendimento.
  • B A prática do voleibol desconsidera o desenvolvimento social e afetivo dos estudantes.
  • C O ensino do voleibol permite a integração de habilidades técnicas, sociais e de trabalho em equipe.
  • D O voleibol é indicado apenas para alunos com nível técnico avançado.

A perspectiva crítico-superadora compreende o esporte como um fenômeno histórico-cultural, que precisa ser reinventado nas aulas de educação física de acordo com os valores institucionais da escola. Os códigos e significados provenientes da instituição esportiva que devem ser enfrentados e reinventados pela escola são:

  • A violência simbólica, competição e desenvolvimento motor.
  • B técnicas, táticas e sistemas de jogos da instituição esportiva.
  • C apropriação das técnicas, consumismo e espetáculo esportivo.
  • D rendimento atlético, sobrepujança e racionalização da técnica.

Os trabalhos de J. Dieckert, "A Educação Física no Brasil" e "A Educação Física Brasileira", in: Escobar, M. O. e Taffarel, C. N. Z. Metodologia esportiva e psicomotricidade, Recife, 1987; embasam uma perspectiva crítica ao esporte de rendimento, conhecida como

  • A crítico-emancipatória.
  • B esporte para todos.
  • C crítico-superadora.
  • D psicomotricidade.

A preocupação com a investigação dos métodos de ensino se insere no processo denominado ____________, que deve ser precedido pela organização dos conteúdos a serem ensinados.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A normatização
  • B verbalização
  • C verificação
  • D periodização
  • E sistematização