Questões de Regência (Redação Oficial)

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Considerando a norma padrão do português escrito, durante a revisão do Ofício, o revisor de textos observou que
I. a palavra "mesma" não deve ser utilizada para se fazer substituição pronominal; deve ser substituída por um substantivo sinônimo ou pronome pessoal;
II. a palavra "mesma" foi utilizada corretamente; pois, nesse caso, ela tem função adjetiva além de reforçar uma informação anterior;
III. o ponto utilizado depois de “mesma” não provoca truncamento sintático-semântico; não deve ser retirado, pois, nesse caso, indica estilisticamente uma ênfase;
IV. o último período apresenta um problema de regência nominal;
V. o uso do ponto e vírgula não se justifica; deve ser retirado, pois não se deve separar orações aditivas que tenham o mesmo sujeito.
Das observações apontadas pelo revisor, estão corretas e devem ser aplicadas na correção do texto apenas as dos itens

  • A II, III e V.
  • B II e IV.
  • C I, IV e V.
  • D I e III.

O trecho – No fundo, a minha secreta esperança é de que estas linhas sejam lidas por alguém... (4o parágrafo) – pode ser assim reescrito, em conformidade com a norma- -padrão de regência e emprego dos pronomes relativos:

  • A No fundo, espero secretamente de que estas linhas sejam lidas por alguém...
  • B No fundo, tenho secretamente o desejo cujas estas linhas sejam lidas por alguém...
  • C No fundo, secretamente anseio por que estas linhas sejam lidas por alguém...
  • D No fundo, tenho secretamente esperanças onde estas linhas sejam lidas por alguém...
  • E No fundo, secretamente almejo de que estas linhas sejam lidas por alguém...

“Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial. Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.”.
(BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Manual de redação da Presidência da República / Casa Civil, Subchefia de Assuntos Jurídicos; coordenação de Gilmar Ferreira Mendes, Nestor José Forster Júnior [et al.]. – 3. ed., rev., atual. e ampl. – Brasília: Presidência da República, 2018, p. 46.)

Com base no enunciado exposto, a redação que está em conformidade com a língua-padrão empregada em alguns e-mails enviados à Diretora do Departamento de Administração de um determinado órgão é:

  • A Diante da necessidade de reordenar a Política de Controle Orçamentário, criar e implementar ações de liberação de fundos específica para a administração municipal, a diretora comunicou à sua secretária que ela seria exonerada.
  • B Nos termos do Plano Estadual de Assistência Social, solicitamos à Vossa Excelência realizar diagnóstico social, afim de conhecer as demandas sociais, planejar e reorganizar os serviços de forma a subsidiar a reelaboração do referido documento.
  • C Vai fazer seis meses que todos os membros do Conselho Estadual anuíram à proposta de maximizar as informações sobre viabilidade de projetos governamentais para a região metropolitana em linguagem popular, para facilitar o acesso aos cidadãos locais.
  • D O Projeto de Capacitação Continuada para valorização profissional recebeu a aprovação do setor de finanças. Depois de serem longamente debatidos. Pois gestores, técnicos e demais atores buscam garantir atendimento de qualidade na assistência social geral.
  • E As atas das últimas reuniões da Diretoria Geral, de que participaram os chefes de departamento, devem ser encaminhadas aos auditores, os certificando de que não houveram falhas nos respectivos registros, estando quite com a documentação solicitada.

A regência verbal, tal como prevista no Manual oficial, está corretamente empregada em:

  • A O senador aproveitou-se à indicação para confirmar voto.
  • B O Prefeito declinou às homenagens que lhe eram devidas.
  • C O decreto propõe-se de disciplinar o regime de importações.
  • D O Governador anuiu ao pedido de revisão salarial do sindicato.

Cada alternativa apresenta uma sugestão de redação (com números identificadores fictícios) para o parágrafo introdutório do documento em questão. Com base nas orientações e determinações contidas no Manual de redação da Presidência da República, assinale a alternativa que apresenta a versão correta (uso da norma padrão da língua portuguesa: pontuação, concordância, regência, colocação pronominal).

  • A Vimos por meio desta correspondência, encaminhar o laudo solicitado por Vossa Senhoria, esclarecendo que, trata-se do Processo Nº 0000000-00.2021.0.00.0021.
  • B Atendendo solicitação, encaminho anexo o laudo pericial requerido no Of. Nº 31/21. Colocando-me à vossa disposição para esclarecimentos que se faça necessário.
  • C Conforme vossa solicitação, estamos encaminhando o documento, qual seja, o laudo pericial solicitado pelo Juiz Fulano de Tal no Ofício 31/2021.
  • D Vimos pelo presente encaminhar à Vossa o documento que foi objeto da solicitação contida no Of. Nº 31/2021, originado deste Órgão.
  • E Em atenção ao Ofício Nº 31/2021/GJTVIJ, encaminho a Vossa Excelência o laudo pericial pertinente ao Processo Nº 0000000- 00.2021.0.00.0021.