Questões de Psiquiatria infantil (Psiquiatria)

Limpar Busca

O transtorno psiquiátrico mais associado a comportamentos opositores e desafiadores na infância é:

  • A Transtorno do Espectro Autista
  • B Transtorno de Ansiedade Generalizada.
  • C Transtorno de Conduta.
  • D Transtorno Opositivo-Desafiante.
  • E Transtorno Bipolar.

Uma paciente de 8 anos apresenta comportamento retraído e nervosismo persistente em diversas situações cotidianas. Os sintomas tiveram início há aproximadamente sete meses, coincidindo com a mudança para uma nova escola. Desde então, observa-se que a criança evita participar de atividades em grupo e demonstra desconforto significativo ao frequentar o ambiente escolar. Durante a consulta, a paciente relatou sentir intensa ansiedade ao imaginar situações em que precise interagir com outras crianças ou ser observada, descrevendo episódios de palpitações e aceleração do coração. Ela expressa um medo persistente de ser avaliada negativamente pelos colegas, o que ocasiona prejuízo no seu desempenho escolar e nas interações sociais. Não há relato de alterações marcantes de humor ou pensamentos delirantes. Diante desse quadro, o diagnóstico mais provável é transtorno:

  • A depressivo maior;
  • B bipolar do humor;
  • C do espectro autista;
  • D de ansiedade social;
  • E de apego reativo.

Ana, 10 anos, foi encaminhada para avaliação psiquiátrica após reclamações frequentes de sua professora ao longo do último ano letivo. Segundo o relato escolar, Ana costuma desafiar as regras de sala de aula, recusa-se a seguir instruções e frequentemente argumenta com a professora de forma desafiadora. Ela interrompe as atividades, acusa colegas de estarem “contra ela” e demonstra irritação com facilidade, principalmente quando é contrariada. Não há relatos de agressões físicas ou atos de vandalismo. Os pais mencionam que, em casa, Ana frequentemente discute com eles, culpando-os pelo seu mau comportamento. Acerca desse quadro clínico, o diagnóstico mais provável para Ana é transtorno:

  • A de conduta;
  • B opositivo desafiador;
  • C explosivo intermitente;
  • D de ansiedade generalizada;
  • E do déficit de atenção e hiperatividade.

A respeito do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Embora pacientes com diagnóstico de TDAH tenham características comuns, existe pouca variabilidade na forma e no comportamento individual de crianças em vários contextos. Poucas destas crianças, entretanto, são alvos de críticas frequentes e excessivas.
( ) Considerado um problema neuropsiquiátrico, o TDAH tem como principais manifestações a desatenção, a impulsividade e a hiperatividade. De origem biológica marcada pela hereditariedade, manifesta-se antes dos sete anos de idade, podendo persistir até a idade adulta.
( ) A característica básica do TDAH é a presença de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, com frequência e intensidade superiores às tipicamente observadas em crianças do mesmo sexo e nível de desenvolvimento, que comprometem o funcionamento em pelo menos dois contextos (na escola e em casa).

  • A C - C - E.
  • B E - E - C.
  • C C - E - E.
  • D E - C - C.
  • E E - E - E.

Observe as afirmações sobre transtornos mentais na infância:
I. O TDAH abrange desatenção, hiperatividade e impulsividade, prejudicando aprendizagem.
II. A depressão em crianças pode apresentar irritabilidade e baixo rendimento escolar.
III. A esquizofrenia infantil é rara, porém necessita de diagnóstico diferencial com autismo ou retardo mental.
IV. Não há indicação de psicoterapia em nenhuma faixa etária pré-adolescente.
Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A II e IV, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C I, II e III, apenas.
  • D I, II, III e IV.