Questões de Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) (Nutrição)

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Quanto à transferência de recursos financeiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, o cálculo do montante repassado fundamenta-se, primordialmente, no:

  • A Número de alunos
  • B Superfície escolar
  • C Localidade
  • D Rendimento escolar
  • E Capacidade física

Em consonância com a legislação que rege o PNAE, qual percentual mínimo dos recursos repassados pelo FNDE deve ser aplicado na aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar?

  • A 20%
  • B 30%
  • C 40%
  • D 50%
  • E 60%

O PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) incentiva a inclusão de hortaliças na merenda. Assinale a alternativa que promove hábitos saudáveis.

  • A Servir guloseimas industrializadas em todas as refeições diárias.
  • B Priorizar frituras para realçar o sabor dos legumes.
  • C Adicionar corantes artificiais para despertar maior interesse.
  • D Oferecer saladas cruas variadas e valorizar alimentos regionais.

Os cardápios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser planejados para garantir que as refeições atendam às necessidades nutricionais de diferentes grupos de pessoas, com base em sua faixa etária e o tipo de serviço oferecido. Nesse contexto, é CORRETO afirmar que:

  • A Para creches em período parcial, as refeições devem fornecer no mínimo 30% das necessidades diárias de energia, macronutrientes e micronutrientes essenciais, distribuídas em pelo menos duas refeições.
  • B Para estudantes de programas de educação em tempo integral ou escolas de tempo integral, as refeições devem fornecer no mínimo 20% das necessidades nutricionais diárias de energia e macronutrientes, distribuídas em no máximo duas refeições.
  • C Para creches em período integral, as refeições devem fornecer no máximo 20% das necessidades diárias de energia, macronutrientes e micronutrientes essenciais, distribuídas em pelo menos duas refeições.
  • D Para estudantes de escolas em comunidades indígenas ou quilombolas, as refeições devem fornecer no mínimo 80% das necessidades diárias de energia e macronutrientes por refeição. Isso se aplica aos estudantes, exceto nas creches.
  • E Para estudantes de programas de educação em tempo integral ou escolas de tempo integral, as refeições devem fornecer no máximo 10% das necessidades nutricionais diárias de energia e macronutrientes, distribuídas em pelo menos quatro refeições.

No âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Resolução nº 06, de 08 de maio de 2020, dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica, preconizando uma alimentação adequada e saudável, com variedade de alimentos, respeitando a cultura e hábitos dos indivíduos. Sobre o que institui a resolução citada, analise as afirmativas a seguir:
I- No mínimo 85% (oitenta e cinco por cento) das necessidades nutricionais diárias, distribuídas em, no mínimo, quatro refeições, para os estudantes participantes de programas de educação em tempo integral e para os matriculados em escolas de tempo integral.
II- Faz-se necessária a inclusão de atividades voltadas à educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem no currículo escolar. Temas como alimentação e nutrição devem ser abordados.
III- Faz-se necessário que os nutricionistas das secretarias de educação, inclusive responsáveis técnicos que fazem parte do quadro técnico do PNAE, estejam obrigatoriamente lotados no setor de alimentação escolar, regularizados junto ao respectivo Conselho Regional de Nutricionistas e cadastrados nos sistemas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
IV- É obrigatória a inclusão de alimentos fonte de ferro heme nos cardápios escolares, por no mínimo quatro dias por semana.
V- No mínimo 30% dos recursos financeiros repassados do FNDE para o PNAE devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios vindos diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A I e III.
  • B II, III, IV e V.
  • C I, II e IV.
  • D II, IV e V.
  • E II, III e IV.