Questões de Metodologia de desenvolvimento de software (Engenharia de Software)

Limpar Busca

A mensuração da métrica lead time no desenvolvimento de software ganhou notoriedade quando David Anderson, criador do Kanban destacou a importância de coletá-la. Com relação à utilidade de medir o lead time durante o processo de desenvolvimento de software, analise os itens a seguir

I. Analisar a saúde do processo de desenvolvimento considerando que altas dispersões representam algum tipo de gargalo ou aumento no tempo de passagem em alguma das etapas do fluxo de desenvolvimento, por exemplo, nas últimas semanas, o lead time das histórias de desenvolvimento cresceram, pois o ambiente de homologação estava com problemas e os testes eram mais complexos.

II. Identificar casos extremos (outliers) e aprender com o ocorrido, por exemplo, se um bug levou muito mais tempo do que o normal para ser corrigido em decorrência da ausência de clareza sobre o que era de fato o problema a ser resolvido.

III. Para compreender os efeitos que as incertezas e as complexidades não mapeadas podem causar, na forma de variabilidade, no tempo necessário para a conclusão dos trabalhos de um time de desenvolvimento de software.

Está correto o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B II e III, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E III, apenas.

No contexto das metodologias ágeis Scrum e Extreme Programming (XP), alguns elementos são exclusivos de uma dessas abordagens. O elemento presente no Scrum, mas ausente no XP, é

  • A o Pair Programming.
  • B a Sprint Retrospective.
  • C o Test-Driven Development (TDD).
  • D as User Stories.
  • E a Continuous Integration.

Quanto à linguagem de modelagem unificada (UML), às metodologias Scrum, Kanban e CCPM e aos testes de software, julgue o item seguinte.


A metodologia Kanban implementa conceitos da teoria das restrições (TOC).

  • Certo
  • Errado

Na metodologia Scrum,

  • A o Scrum Master tem a responsabilidade de criar e manter o Product Backlog.
  • B o Product Owner define a prioridade dos itens do Product Backlog.
  • C o Product Owner define a complexidade dos itens da Sprint.
  • D a Equipe define a visão do produto.
  • E o Scrum Master define a visão do produto.

No que diz respeito às metodologias Agile, Scrum e Kanban, à arquitetura de software e às ferramentas utilizadas em projeto de software, julgue o item seguinte.


A metodologia Kanban foca na limitação do trabalho em progresso (WIP) e busca melhorar o fluxo contínuo de trabalho, sem ciclos rígidos de iteração.

  • Certo
  • Errado