Questões de Período Colonial: produção de riqueza e escravismo (História)

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Leia o texto a seguir:

As vozes das nossas antepassadas, com suas dores e lutas ainda ecoam entre nós e servem de exemplo para que não desistamos do nosso objetivo de construir uma sociedade digna para todos.

(Kabengele Munanga; Nilma Lino Gomes, O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2016. Adaptado)

Nesse sentido, conhecer a história de negros e negras faz-se necessário para

  • A assumir com orgulho a condição de negro, atrelando à identidade individual o ser negro coletivo.
  • B servir de modelo de inspiração por aqueles que têm o objetivo de ascender economicamente.
  • C fazer esquecer o passado de lutas negras para abrir uma perspectiva de um futuro redentor.
  • D lembrar o passado do movimento negro, cabendo agora a cada negro escrever sua própria história.
  • E desvincular o passado de lutas negras da trajetória de sucesso pessoal de cada negro no Brasil.

Leia o texto a seguir:

A relação com o mundo que podemos chamar de mágico pode ser considerada como um universal do humano. Todos os grupos sociais, em diferentes épocas e espaços, constroem formas de se relacionar com o mundo desconhecido, na busca de caminhos e explicações que lhes ajudem a entender o enigma da vida e da morte, o sentido de ser e estar no mundo.

(Kabengele Munanga; Nilma Lino Gomes, O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2016. Adaptado)

De acordo com os autores, a religiosidade negra

  • A estabeleceu parâmetros para uma religião baseada em pressupostos cartesianos e com fundamentação científica.
  • B desvinculou-se da tradição africana e se aproximou à religião cristã por meio do estabelecimento de santos de origem negra.
  • C contribuiu para a formação de um imaginário monoteísta na sociedade brasileira, se somando à tradição judaico-cristã.
  • D ficou marcada por seu universo da magia e da superstição, sem constituir propriamente um corpus religioso relacionado ao sagrado.
  • E enriqueceu a cultura brasileira com diferentes expressões e formas de se relacionar com o mundo mágico e sobrenatural.

Leia o texto a seguir:

A escravidão perpetua na história brasileira, assinalando seu caráter não anacrônico às relações sociais brasileiras.

(Tiago Muniz Cavalcanti; Rafael Garcia Rodrigues, Trabalho escravo contemporâneo: hoje, o mesmo de ontem. Veredas do Direito, Belo Horizonte, Dom Helder, v. 20, 2023. Adaptado)

De acordo com os autores, o trabalho escravo contemporâneo

  • A limita-se aos rincões do espaço rural brasileiro, como nas carvoarias e olarias do interior, distante dos setores mais dinâmicos da acumulação capitalista atual.
  • B resulta de uma modernização incompleta e inacabada, fazendo conviver na mesma economia a forma assalariada capitalista e a forma escravista pré-capitalista.
  • C não é um fenômeno que ocorre à margem da modernidade capitalista, ao contrário, permanece plenamente integrado e ajustado à lógica do sistema produtivo.
  • D deixou para trás as marcas de violência e coerção da escravização negra colonial, tendo se transformado em instrumento de apadrinhamento e compadrio.
  • E está relacionado às casas de famílias do interior que ainda hoje fazem uso da mão de obra negra feminina para a execução do trabalho doméstico mais pesado.

Leia o texto a seguir.
Atualmente, Goiás é uma das principais regiões mineradoras do Brasil e se destaca na extração de cobre, ouro, cobalto, níquel, nióbio, fosfato e vermiculita. Tanto em termos de economia como números de produção, mineração é o terceiro segmento mais importante no estado, ficando atrás apenas de grãos e da carne.
Disponível em: <https://goias.gov.br/mineradora-de-ouro-vai-investir-r-1-bilhaoem-goias/>. Acesso em: 26 dez. 2024.

O auge da mineração em Goiás ocorreu no século

  • A XVI.
  • B XVII.
  • C XVIII.
  • D XIX.
  • E XX.

Leia o texto a seguir:

"O Brasil Colônia correspondeu ao período em que Portugal colonizou a porção leste da América do Sul, que hoje corresponde à grande parte do território brasileiro. De 1500 até 1822, os portugueses colonizaram o Brasil, explorando suas riquezas para atender às demandas do mercado europeu".
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/brasil-colonia. Acesso em: 08 set. 2024.

Apartir da leitura do texto acima sobre o Brasil Colônia e considerando as características que marcaram o país neste período histórico, leia e analise as proposições a seguir.

I- A colonização do Brasil pelos portugueses começou pela região Sudeste, onde foi fundada a primeira capital e desenvolvido o primeiro ciclo econômico.
II- Aeconomia colonial consistia na exploração de riquezas para atender aos interesses do mercado externo por meio da mão de obra escravizada.
III- Os cultivos da cana-de-açúcar, do café e a extração do ouro representaram três importantes ciclos econômicos do Brasil Colônia.
IV- O longo período colonial vivenciado pelo Brasil não teve importância para a formação territorial, econômica e cultural do Brasil.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II, III e IV.
  • B I e III.
  • C II e IV.
  • D I, II e IV.
  • E II e III.