Questões de Período Colonial: produção de riqueza e escravismo (História)

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Cinco séculos de história podem representar muito, considerada a história das civilizações americanas, sobretudo no que diz respeito à experiência particular afro-luso­ -brasileira. Experiência de uma cultura já miscigenada na Península Ibérica, que viria a predominar nessas partes do globo, gerando interpretações inéditas, muito difundidas e discutíveis sobre a “adaptabilidade” dos portugueses nos trópicos, e que marcariam [fundamentalmente] o pensamento no Brasil do século XX.

(Carlos Guilherme Mota, “Introdução”. In: Carlos Guilherme Mota (0rg.) Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). Formação: Histórias, 2000)

O excerto faz uma espécie de balanço dos quinhentos anos da história do Brasil, referindo-se à

  • A teoria sociológica da ascensão da população brasileira à cultura superior do colonizador europeu.
  • B visão da sociedade brasileira como resultado de processos de interações étnico-raciais.
  • C concepção da luta de classes socias como princípio formador da nacionalidade brasileira.
  • D evolução pacífica da história social brasileira em oposição aos conflitos militares da América espanhola.
  • E natureza favorável do meio geográfico brasileiro à exploração agrícola de produtos europeus.

No final do século quinze, teve início a escravidão comercial e o tráfico negreiro. O tráfico de escravos movimentou portos da América do Sul, como os do Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Nos portos, os escravos eram vendidos para novos senhores, que os levavam para o trabalho forçado em suas propriedades. A partir de seus conhecimentos acerca da formação social do Brasil, faça a CORRETA associação entre a segunda coluna e a primeira.

1. Navio negreiro
2. Acarajé
3. Capitão-do-mato
4. Feitor

( ) Era um fiscal dos escravos que trabalhavam no campo e na mineração.
( ) Era um funcionário que prendia e devolvia os escravos fugidos aos seus senhores.
( ) Era uma embarcação em cujo porão o espaço era apertado e o calor quase insuportável.
( ) É um prato que se tornou tradição, cujo nome e receita estão associados ao candomblé.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

  • A 1, 2, 4, 3.
  • B 3, 4, 1, 2.
  • C 3, 4, 2, 1.
  • D 4, 3, 2, 1.
  • E 4, 3, 1, 2.

Leia o texto a seguir:

As vozes das nossas antepassadas, com suas dores e lutas ainda ecoam entre nós e servem de exemplo para que não desistamos do nosso objetivo de construir uma sociedade digna para todos.

(Kabengele Munanga; Nilma Lino Gomes, O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2016. Adaptado)

Nesse sentido, conhecer a história de negros e negras faz-se necessário para

  • A assumir com orgulho a condição de negro, atrelando à identidade individual o ser negro coletivo.
  • B servir de modelo de inspiração por aqueles que têm o objetivo de ascender economicamente.
  • C fazer esquecer o passado de lutas negras para abrir uma perspectiva de um futuro redentor.
  • D lembrar o passado do movimento negro, cabendo agora a cada negro escrever sua própria história.
  • E desvincular o passado de lutas negras da trajetória de sucesso pessoal de cada negro no Brasil.

Leia o texto a seguir:

A relação com o mundo que podemos chamar de mágico pode ser considerada como um universal do humano. Todos os grupos sociais, em diferentes épocas e espaços, constroem formas de se relacionar com o mundo desconhecido, na busca de caminhos e explicações que lhes ajudem a entender o enigma da vida e da morte, o sentido de ser e estar no mundo.

(Kabengele Munanga; Nilma Lino Gomes, O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2016. Adaptado)

De acordo com os autores, a religiosidade negra

  • A estabeleceu parâmetros para uma religião baseada em pressupostos cartesianos e com fundamentação científica.
  • B desvinculou-se da tradição africana e se aproximou à religião cristã por meio do estabelecimento de santos de origem negra.
  • C contribuiu para a formação de um imaginário monoteísta na sociedade brasileira, se somando à tradição judaico-cristã.
  • D ficou marcada por seu universo da magia e da superstição, sem constituir propriamente um corpus religioso relacionado ao sagrado.
  • E enriqueceu a cultura brasileira com diferentes expressões e formas de se relacionar com o mundo mágico e sobrenatural.

Leia o texto a seguir:

A escravidão perpetua na história brasileira, assinalando seu caráter não anacrônico às relações sociais brasileiras.

(Tiago Muniz Cavalcanti; Rafael Garcia Rodrigues, Trabalho escravo contemporâneo: hoje, o mesmo de ontem. Veredas do Direito, Belo Horizonte, Dom Helder, v. 20, 2023. Adaptado)

De acordo com os autores, o trabalho escravo contemporâneo

  • A limita-se aos rincões do espaço rural brasileiro, como nas carvoarias e olarias do interior, distante dos setores mais dinâmicos da acumulação capitalista atual.
  • B resulta de uma modernização incompleta e inacabada, fazendo conviver na mesma economia a forma assalariada capitalista e a forma escravista pré-capitalista.
  • C não é um fenômeno que ocorre à margem da modernidade capitalista, ao contrário, permanece plenamente integrado e ajustado à lógica do sistema produtivo.
  • D deixou para trás as marcas de violência e coerção da escravização negra colonial, tendo se transformado em instrumento de apadrinhamento e compadrio.
  • E está relacionado às casas de famílias do interior que ainda hoje fazem uso da mão de obra negra feminina para a execução do trabalho doméstico mais pesado.