Questões de Período Colonial: produção de riqueza e escravismo (História)

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Toda formação social, território, que é inserida ou se insere na lógica do desenvolvimento capitalista, tem de passar por amplas mudanças legais, institucionais e estruturais do tipo descrito por Marx sob a rubrica da acumulação primitiva.
 (HARVEY, David., 2005. p. 114-148.)

Se tomarmos como exemplo de acumulação primitiva o processo de colonização da América, podemos afirmar que:

  • A O processo de colonização da América com colônias diversificadas contribuiu diretamente para a consolidação do sistema capitalista como poder hegemônico mundial.
  • B A colonização da América conseguiu desvincular de vez do padrão de poder mundial, a classificação racial de população como elemento fundamental à dominação colonial.
  • C A acumulação por espoliação intrínseca ao processo de colonização impediu que as populações, expulsas de seus territórios, culturas, histórias e modos de vida, tentassem qualquer forma de resistência.
  • D A ideia de uma raça superior em relação outra, ou seja, a dominação histórica do branco sob o negro como um novo padrão de poder meramente econômico já existia muito antes, nos processos de escravidão da antiguidade.
De acordo com Santos (1999, p. 7), “é pela história que conhecemos a vida dos homens: como era, como é e o que nela se modificou com o passar do tempo”. Pensar em educação num contexto é pensar esse contexto mesmo: a ação educativa processa-se de acordo com a compreensão que se tem da realidade social em que se está imerso (Romanelli, 1978, p. 23). É de fundamental importância conhecer a história da educação escolar, pois, diante da importância que a educação alcançou, não se pode permitir que essa instituição continue contribuindo de maneira significativa para perpetuar as desigualdades sociais e a exclusão, negando a sua função político-pedagógica. É necessário garantir oportunidades iguais e uma vida digna a todos. Portanto, se faz necessária uma análise da educação oferecida em nosso país desde o Período Colonial até a atualidade. Sobre a educação durante o Período Colonial (1500-1822), NÃO está correto o que se afirma em:
  • A Foi outorgada a 1ª Lei Educacional do país que determinava a criação de Escolas de Primeiras Letras; adotou o ensino mútuo como metodologia de ensino.
  • B Todas as escolas jesuíticas eram regulamentadas por um documento, escrito por Inácio de Loiola, o Ratio atque Instituto Studiorum Iesu, chamado abreviadamente de Ratio Studiorum.
  • C A obra educativa tratava-se de um ensino totalmente acrítico e alheio à realidade na vida da colônia; foi aos poucos se transformando numa educação de elite e, consequentemente, num instrumento de ascensão social.
  • D Foi fundada no Brasil a Companhia de Jesus para desenvolver um trabalho educativo e missionário, com o objetivo de catequizar e instruir os índios e colaborar para que eles se tornassem mais dóceis e, consequentemente, mais fáceis de serem aproveitados como mão de obra.

“Palmeiras de Goiás já faz vários anos que realiza as tradicionais festividades das cavalhadas, que são celebradas junto a festa do Divino Espírito Santo, que é a festa do Pentecostes e que acontece sempre no mês de maio. São três dias de muita movimentação na cidade. Neste evento, moradores e turistas se misturam para assistirem e participarem de toda a programação envolvendo alvorada, desfile, carreiras (lutas) e shows.”

(Fonte: ARAÚJO, E. M. de; GIRÃO, M. F. de A.; GUERRA, A. de L. e R. G. História de Palmeiras de Goiás: de sua origem à atualidade. Conjecturas, [S. l.], v. 22, n. 6, p. 1002–1017, 2022.)

A celebração anual das Cavalhadas é uma tradição não apenas em Palmeiras de Goiás, mas também em diversos outros municípios goianos, constituindo-se em uma valiosa herança cultural para o Estado.
Considerando essa festividade, assinale a alternativa que melhor a contemple:

  • A Recriam importantes batalhas e episódios bíblicos, simbolizando o exército cristão em confronto contra os infiéis na Terra Santa.
  • B Consistem em uma série de representações das últimas fases da vida de Jesus Cristo que precedem a sua crucificação.
  • C Reconstituem uma das mais notáveis batalhas protagonizadas pelos portugueses na expulsão dos holandeses da costa brasileira durante o período colonial.
  • D Relembram os conflitos das Cruzadas entre o Ocidente e o Oriente, representando os cristãos, que enfrentava os muçulmanos vistos como infiéis.

O século XX começou no Brasil com a crise da economia cafeeira devido à superprodução. Para evitar a queda do preço do café no mercado internacional, o governo brasileiro procurou desencorajar a produção e interveio para comprar os excedentes obtendo, para tanto, empréstimos no exterior. O serviço desse empréstimo seria coberto com um novo imposto cobrado em ouro sobre cada saca de café exportada. O êxito financeiro da experiência consolidou a vitória dos cafeicultores e reforçou o seu poder no governo central por mais de um quarto de século até 1930.
(Disponível em: https://www.tdx.cat/bitstream/handle/.)


O modelo agrário-exportador, que predominou no Brasil desde o Período Colonial:

  • A Se esgotou no romper do século XX, a partir das experiências liberais promovidas principalmente pela burguesia capitalista nacional. 
  • B Permaneceu intacto praticamente até o governo de Juscelino Kubitschek, comprometido com a modernização do país e o desenvolvimento nacional. 
  • C Encontrou seu ocaso no contexto do Império, em plena “Era Mauá”, quando o capital estrangeiro, utilizado em larga escala deu novos ares à economia. 
  • D Permaneceu praticamente até a década de até 1930 e tinha como principais interessados na sua manutenção a classe de latifundiários, dentre outros. 

Em determinadas pesquisas, os índios aparecem como sujeitos ativos nos processos de colonização, agindo de formas variadas e sendo movidos por interesses próprios. A violência da conquista e da colonização não os impediu de agir, mobilizando as possibilidades a seu alcance para atingir seus interesses, que se transformavam com as novas situações vivenciadas.

Maria Regina Celestino de Almeida. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2010, p. 10 (com adaptações).

No que diz respeito às formas de resistência indígena no Brasil colonial, assinale a opção correta.

  • A A declaração da guerra justa, instituída pelos indígenas contra a civilização portuguesa, impunha a resistência bélica.
  • B Os aldeamentos missionários coloniais aniquilaram as práticas religiosas indígenas com a imposição do cristianismo.
  • C Os indígenas aliados foram proibidos de se alistarem em regimentos militares.
  • D A criação de vilas pombalinas sacramentou a resistência ao entregar a administração desses locais aos próprios indígenas.
  • E Os indígenas negociaram sua participação na sociedade colonial, ocupando cargos e aceitando mercês.