Questões de Obras Públicas (Auditoria de Obras Públicas)

Limpar Busca

O município precisa construir um hospital em uma área de sua propriedade com recursos da União. Para poder elaborar o edital de licitação desse prédio, foi desenvolvido o Projeto Básico para estimar o valor do recurso a ser investido. Analise as assertivas abaixo, de acordo com publicação do Tribunal de Contas da União (TCU), “Obras Públicas: Recomendações Básicas para a Contratação e Fiscalização de Obras de Edificações Públicas”, em relação aos itens necessários para definição do recurso:
I. Memória de cálculo e justificativas. II. Levantamento e quantificação dos serviços. III. Cronograma físico-financeiro das etapas da obra. IV. Planilha orçamentária com a apropriação dos custos unitários e definição de BDI (Benefícios e Despesas Indiretas).
Quais estão corretas?

  • A Apenas I e IV.
  • B Apenas II e III.
  • C Apenas III e IV.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E I, II, III e IV.

Definido como qualquer trecho de hidrovia que liga os berços de atracação de um porto ao mar aberto, o canal de acesso de um porto marítimo deve

  • A ter a largura estimada como um múltiplo do calado de um navio, com raios de curva múltiplos do comprimento desse navio.
  • B estar alinhado de modo que, durante a aproximação, o navio tenha a proa na direção do cais.
  • C contar com áreas de fundeio, ou seja, locais onde as embarcações podem aguardar vaga para atracar, sem lançar as âncoras.
  • D ter os raios de curva dimensionados em relação à velocidade do navio, a qual deve ser desconsiderada no cálculo da profundidade e da largura ideais do canal.
  • E ser dimensionado levando-se em consideração o efeito da cunha de água doce no calado do navio, caso o porto esteja próximo à foz de algum rio.

Área adjacente ao porto destinada a suprir as deficiências de área de armazenagem de cargas do porto e que também pode servir de local para desembaraço aduaneiro e para instalações da administração portuária é denominada

  • A portêiner.
  • B píer.
  • C dolfim.
  • D moega.
  • E retroporto.

No que diz respeito a obras rodoviárias, assinale a opção correta em relação aos principais impactos ambientais causados e às medidas mitigadoras implantadas nesses casos

  • A Em um projeto rodoviário, tanto a previsão de impactos ambientais quanto as medidas mitigadoras devem ser realizadas necessariamente na fase de projeto.
  • B A Lei de Licitações exige que o poder público adote, para aquisição de bens e contratação de obras, o critério de menor preço, levando em consideração os aspectos socioambientais.
  • C A poluição do ar é um impacto recorrente em obras rodoviárias; desta forma, umedecer os caminhos de serviço é uma medida mitigadora, especialmente em dias secos e em passagem por áreas habitadas.
  • D Após a conclusão da obra e até mesmo durante a fase de operação de uma rodovia torna-se desnecessária a aplicação de medidas mitigadoras.
  • E Evitar excesso de carregamento de veículos durante a fase de construção rodoviária é considerada uma medida compensatória para evitar derramamento de material.

No que se refere a obras de defesa contra inundação e de macrodrenagem, julgue o item que se segue.


É necessário limpar frequentemente a bacia subterrânea ou enterrada , que deve possuir dispositivos para evitar a poluição e a entrada de sedimentos e lixo.

  • Certo
  • Errado