Ao implantar e conduzir práticas grupais na atenção primária, o nutricionista deve adotar estratégias alinhadas às demandas da comunidade, respeitando os princípios éticos e educacionais que promovem a participação ativa dos indivíduos.
Para isso, o nutricionista
- A estabelece metas rígidas e padronizadas para todos os grupos, desconsiderando as especificidades do contexto local, com base no modelo tradicional de educação em saúde.
- B conduz atividades grupais exclusivamente em ambientes hospitalares, priorizando uma abordagem curativa e aplicando parcialmente o modelo dialógico de educação em saúde.
- C restringe sua responsabilidade técnica e ética à execução das atividades, sem necessidade de registro das intervenções realizadas, ignorando os modelos educacionais e contextuais.
- D identifica o problema principal, define objetivos claros, traça soluções adequadas, planeja e avalia continuamente o grupo, enquanto mantém registros claros e precisos, conforme a responsabilidade técnica e ética, com base no modelo dialógico de educação em saúde.
- E limita as práticas grupais a reuniões informativas e palestras com foco em temas nutricionais tradicionais, sem considerar a participação ativa dos educandos, baseando-se exclusivamente no modelo tradicional de educação em saúde.