Questões de NR 24 - Norma Regulamentadora nº 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho (Higiene do Trabalho) (Segurança e Saúde no Trabalho)

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Um Engenheiro de Segurança do Trabalho foi convidado a avaliar as condições de trabalho em um laboratório de análises clínicas. Ao medir o índice de temperatura efetiva ambiente e a umidade relativa do ar obteve 27°C e 60%, respectivamente. Tomando por base esses valores e com o intuito de garantir o conforto dos trabalhadores, o engenheiro sugeriu

  • A diminuir a temperatura para a faixa de 16°C a 19°C e manter a umidade relativa acima de 60%.
  • B diminuir a temperatura para a faixa de 20°C a 23°C e manter a umidade relativa acima de 40%.
  • C diminuir a temperatura para a faixa de 24°C a 26°C e manter a umidade relativa abaixo de 60%.
  • D manter a temperatura na faixa de 27°C a 29°C e garantir a umidade relativa abaixo de 60%.
  • E manter a temperatura na faixa de 27°C a 29°C e garantir a umidade relativa acima de 60%.

A NR-24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho – estabelece as condições mínimas de higiene e de conforto a serem observadas pelas organizações. Entre outros aspectos, essa Norma estabelece que

  • A os dormitórios dos alojamentos devem ser mantidos em condições de conservação, higiene e limpeza, ser dotados de quartos e dispor de instalações sanitárias que, caso não sejam parte integrante dos dormitórios, devem estar localizadas a uma distância máxima de 20 m (vinte metros) deles, interligadas por passagens com piso lavável, proteção lateral e cobertura.
  • B os quartos dos dormitórios devem possuir camas em quantidade correspondente ao número de trabalhadores alojados no quarto, vedado o uso de 3 (três) ou mais camas na mesma vertical, possuindo armários que, no caso de os trabalhadores não atuarem no mesmo turno, devem possuir compartimentos individuais, trancados à chave, para a guarda de objetos pessoais.
  • C nos alojamentos deverão ser obedecidas as seguintes instruções gerais de uso: os sanitários deverão ser higienizados diariamente, deve ser garantido o controle de vetores conforme legislação local e a instalação e utilização de fogão, fogareiro ou similares nos quartos demanda a existência de recursos de combate ao fogo e autorização prévia da empresa responsável pelas instalações.
  • D em todos os locais de trabalho deverá ser fornecida aos trabalhadores água potável, por meio de bebedouros na proporção de, no mínimo, 1 (um) para cada grupo de 50 (cinquenta) trabalhadores ou fração, ou outro sistema que ofereça as mesmas condições, devendo ser garantidas condições para que os trabalhadores possam interromper suas atividades para utilização das instalações sanitárias.
  • E quando as empresas possuírem cozinhas, estas devem ficar anexas aos locais para refeições e com ligação para estes, possuir pisos e paredes revestidos com material impermeável e lavável, possuir lavatório para uso dos trabalhadores do serviço de alimentação, dispondo de material ou dispositivo para a limpeza, enxugo ou secagem das mãos, com troca de toalhas de uso coletivo com a frequência necessária.

A higiene do trabalho compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas enquanto que segurança no trabalho é um conjunto de medidas adotadas para minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Sobre segurança e higiene pessoal no trabalho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Uma iluminação inadequada no ambiente de trabalho causa fadiga à visão, afeta o sistema nervoso, contribui para a má qualidade no trabalho, podendo, inclusive, prejudicar o desempenho dos funcionários. ( ) A CIPA tem como atribuição realizar, periodicamente, verificações nos ambientes de trabalho visando à identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde do trabalhador. ( ) A falta de cumprimento de ordens, como não usar EPIs, bem como erros na armazenagem de produtos químicos, manobrar empilhadeiras inadequadamente, distrações e brincadeiras excessivas são fatores que levam a acidentes devido a ações perigosas no trabalho. ( ) Os objetos como máscara, campo cirúrgico sem secreção, toucas, propés, fraldas e absorventes devem ser descartados em lixo hospitalar.
Assinale a sequência correta.

  • A V, V, V, V
  • B F, V, F, V
  • C V, F, F, F
  • D V, V, V, F

Em conformidade com as disposições contidas na Norma Regulamentadora 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho, é correto afirmar que

  • A os estabelecimentos construídos a partir de 24 de setembro de 2019 devem possuir mictórios na proporção de uma unidade para cada 20 (vinte) trabalhadores ou fração até 100 (cem) trabalhadores, e de uma unidade para cada 50 (cinquenta) trabalhadores ou fração, no que exceder.
  • B será exigido, para cada grupo de trabalhadores ou fração, 1 (um) chuveiro para cada 10 (dez) trabalhadores, nas atividades laborais em que haja exposição e manuseio de material infectante, substâncias tóxicas, irritantes ou que em sua realização exijam esforço físico intenso.
  • C os vestiários devem ser dimensionados em função do número de trabalhadores que necessitam utilizá-los; em estabelecimentos com mais de 750 (setecentos e cinquenta) trabalhadores, os vestiários devem ser dimensionados com área de, no mínimo, 1 m2 (um metro quadrado) por trabalhador.
  • D a empresa deve garantir a existência, nas proximidades do local para refeições, de meios para conservação e aquecimento das refeições, local e material para lavagem de utensílios usados na refeição, água potável, lavabo, sabonete e toalhas descartáveis ou álcool gel.
  • E o fornecimento de água deve ser feito por meio de bebedouros na proporção de, no mínimo, 1 (um) para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores ou fração, ou outro sistema que ofereça condições semelhantes.