Questões de NBC T 16 - Normas Brasileiras de Contabilidade-Setor Público (Auditoria Governamental)

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Nos termos da NBASP 3920, nas auditorias operacionais o auditor deve fornecer recomendações construtivas que sejam capazes de contribuir significativamente para sanar as deficiências ou problemas identificados pela auditoria, sempre que relevante e permitido pelo mandato da EFS. 
Para que sejam construtivas, as recomendações devem ser

  • A redigidas sem considerar a possibilidade de avaliação posterior de sua implementação.
  • B elaboradas, sempre que possível, em trabalho junto com a auditada para identificar as mudanças necessárias e a maneira de implementá-las.
  • C dirigidas somente à autoridade máxima do órgão ou Poder.
  • D pensadas somente ao final da auditoria, após a coleta das evidências dos achados.
  • E acompanhadas de informação das eventuais medidas sancionatórias em caso de descumprimento.

Segundo as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP 3910), os critérios em auditoria dizem respeito aos padrões de desempenho específicos, onde são avaliados e mensurados para as auditorias realizadas, baseando-se na economicidade, na eficiência e na efetividade.
Um dos critérios utilizados pelo auditor é o de auditoria confiável, que tem como atributo

  • A resultar em conclusões razoavelmente consistentes quando usados por outro auditor nas mesmas circunstâncias.
  • B ser claramente enunciado, além de contribuir para conclusões claras e ser inteligível para os usuários previstos.
  • C contribuir para conclusões que auxiliam a tomada de decisões pelos usuários previstos e respondem às questões de auditoria.
  • D ser suficiente para o propósito da auditoria e não omitir fatores relevantes.
  • E ser livre de qualquer viés por parte do auditor ou da entidade auditada.

Conforme preceitua a NBASP 9020, antes de decidir realizar uma avaliação por conta própria ou aceitar uma requisição de uma autoridade externa (o demandante), a entidade avaliadora deve considerar a viabilidade do seu processo e a abordagem que será necessária.
Sobre a análise de viabilidade da avaliação, analise as afirmativas a seguir.

I. A fase de estudo de viabilidade é relativamente simples quando uma entidade está realizando uma avaliação de política pública por iniciativa própria: nesse caso, a entidade pode não precisar de um diálogo interativo com as partes interessadas. II. Uma EFS pode concluir não ser desejável realizar a avaliação de política pública quando verificar que não é possível envolver as partes interessadas, entre outros aspectos, ou quando há efeitos difíceis demais de medir, entre outros aspectos. III. A avaliação de viabilidade contribui essencialmente para o planejamento da avaliação, pois aborda diversos aspectos relevantes como a descrição da política; a identificação das partes interessadas; as questões de avaliação e seleção da metodologia e dos instrumentos científicos a serem empregados, dentre outros aspectos.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

José, Auditor de Controle Externo do TCE-PA, integrava a equipe de auditorias que realizava um trabalho de conformidade em um órgão da administração pública estadual paraense. Ao analisar a evidência de um achado de auditoria, José, por motivos ideológicos, não manteve o distanciamento profissional necessário e não demonstrou uma atitude questionadora ao avaliar se a evidência obtida era suficiente e apropriada.
Considerando as disposições das NBASP-100, assinale o princípio fundamental de auditoria no setor público que não foi observado por José.

  • A Julgamento profissional.
  • B Ceticismo profissional.
  • C Qualidade do trabalho de auditoria.
  • D Devido zelo.
  • E Comunicação eficaz.

A NBASP 140 tem como objetivo ajudar os Tribunais de Contas (TCs) a instituir, estabelecer e manter um sistema de controle da qualidade de suas auditorias apropriado às suas competências, de forma a responder aos seus riscos de qualidade.

O sistema de controle da qualidade inclui o controle e a asseguração da qualidade do processo de auditoria dos TCs, e é composto por seis elementos, orientados por princípios.

O princípio que preceitua o estabelecimento de políticas e procedimentos destinados a fornecer segurança razoável de que têm pessoal suficiente, competente, capaz e comprometido com os princípios éticos para executar trabalhos de acordo com as normas profissionais, a legislação e as exigências regulamentares correspondentes, é integrante do seguinte elemento:

  • A Recursos Humanos.
  • B Governança.
  • C Tecnologia organizacional.
  • D Estrutura organizacional.
  • E Monitoramento.