Questões de Modernismo na História da Arquitetura e Urbanismo (Arquitetura)

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A segunda metade do século XX viu surgir, na Amazônia brasileira, uma variante do chamado regionalismo crítico (segundo a terminologia do britânico Kenneth Frampton, em sua História Crítica da Arquitetura Moderna) na Arquitetura e Urbanismo. Dentre alguns de seus maiores expoentes, está o engenheiro-arquiteto Milton José Pinheiro Monte (1928-2012), de quem uma de suas obras é ilustrada a seguir, parte do complexo-sede do clube social Assembleia Paraense, localizado na cidade de Belém-PA.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
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Figura 17 Croquis, perspectivas e fotos do Complexo Assembleia Paraense, projeto dos anos 1990 de Milton Monte. Elementos do complexo AP por Milton Monte: Esboços tridimensionais, o Toc-Toc, o Central e o Salão de Festas (vistas e perspectiva). Fonte: Blog da Fau/LAFORA, fauufpa.org. Disponível em: https://fauufpa.org/2010/07/21/a-assembleia-paraense-de-milton-monte-empostagem/ . Acesso em: https://fauufpa.org/2010/07/21/a-assembleia-paraense-de-milton-monte-empostagem/ . Acesso em: 01 fev. 2025.

Após observar a ilustração anterior, indique qual das alternativas condiz com a tradição amazônica de projeto arquitetônico.

  • A Os elementos triangulares em madeira, em guarda-corpos e mãos-francesas de apoio à cobertura, representam estratégia de projeto estrutural, uma vez que, principalmente a 60º, os triângulos distribuem esforço de modo homogêneo, isostático.
  • B A arquitetura regionalista dos anos 1990 parece, hoje, datada esteticamente e seriamente irreprodutível, devido às restrições do uso de madeiras-de-lei advindas da rigorosa legislação ambiental brasileira, o que lhes impõe preço elevado e fuga do material.
  • C Elementos identificados como beirais nesta linguagem arquitetônica destinavam-se à projeção de sombreamento a grande distância no interior das edificações, principalmente, embora os projetistas declarassem a intenção de conter a entrada de águas de chuva, sem sucesso.
  • D O desenho rebuscado das coberturas, em geral em telhas cerâmicas com estruturas em madeira, faz desta linguagem um compêndio de obras arquitetônicas de difícil manutenção, com telhados repletos de reentrâncias e águas proeminentes, volumes que abrigam rincões e tacaniças de acesso restrito.
  • E A intenção do desenho nesta linguagem arquitetônica contrasta com a rígida geometria da arquitetura modernista atual, destituída de plasticidade e organicidade, representando certa decadência da linguagem arquitetônica do passado, que já foi mais engenhosa ao associar estrutura e forma do edifício.

Sobre a arquitetura e a contribuição deste arquiteto para a história do Brasil, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

O arquiteto _________________ gostava de trabalhar com formas arredondadas e, ao longo de sua trajetória, tornou-se dono de um estilo único que privilegiava as formas monumentais, simbólicas e esculturais. Em algumas ocasiões, ele manifestou que se inspirava na natureza e nas suas curvas para criar os seus projetos. Foi reconhecido internacionalmente por projetar obras em mais de 20 países.

  • A Oscar Niemeyer
  • B Lúcio Costa
  • C Arthur Casas
  • D Athos Bulcão

As chaves do urbanismo moderno, apresentadas na Carta de Atenas no âmbito do Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), em 1933, estão nas quatro funções, que compõem a vida cotidiana.

Assinale a opção que as apresenta.

  • A Circular / habitar / trabalhar / recrear-se.
  • B Circular / relaxar / habitar / higienizar-se.
  • C Trabalhar / relaxar / circular/ exercitar-se.
  • D Exercitar-se / habitar / trabalhar / alimentar-se.
  • E Alimentar-se / circular / higienizar-se / trabalhar.

Na década de 1960, o arquiteto Severiano Mário Porto transferiu suas atividades profissionais do escritório localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro, para estender suas propostas arquitetônicas à Região Amazônica.

Assinale a opção que apresenta uma característica marcante da arquitetura de Severiano a partir dessa década.

  • A Ênfase no uso do concreto aparente em seu estado bruto, agregando à estrutura expressão formal.
  • B Articulação entre criatividade, tecnologia e a natureza e as tradições regionais.
  • C Emprego de formas pesadas estruturais em concreto protendido com ausência de nuances.
  • D Integração entre peças pré-moldadas em concreto armado de grande porte e a simplicidade de materiais da flora nativa.
  • E Conjunção entre estrutura metálica em treliças espaciais e vedação em blocos de concreto executados no local.

O Ministério de Educação e Saúde inaugurado em 1945, na cidade do Rio de Janeiro, foi projetado pela equipe de arquitetos brasileiros liderada por Lúcio Costa, tornando-se um ícone da arquitetura moderna no Brasil. Sua composição formal apresenta os cinco pontos da “nova arquitetura” preconizados por Le Corbusier.

Assinale a opção que apresenta um desses pontos.

  • A Planta livre.
  • B Telhado borboleta.
  • C Fachada modulada.
  • D Janelas na vertical.
  • E Embasamento fechado.