Questões de Estilos Arquitetônicos (Arquitetura)

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A evolução da arquitetura está inserida na história da arte.
Na Idade moderna surge o Renascimento, caracterizado por:

  • A objetividade científica.
  • B classicismo e humanismo.
  • C perspectiva para o alto.
  • D controle de espaço urbano.
  • E disposição geométrica.

Analise as afirmativas e assinale a alternativa que define e caracteriza corretamente a Arquitetura Barroca.

  • A Formas luxuriantes, dramatismo, formas sinuosas, curvas.
  • B Aproximação de Deus, abóbodas, vitrais, pinturas sacras.
  • C Argamassa, tijolos de barro cru.
  • D Cúpulas, mosaicos vitrificados, pinturas sacras, diversidade.
  • E Diversidade, luz natural, minimalismo.

O arquiteto e engenheiro romano Vitruvius escreveu, provavelmente entre 30 e 20 a.C., o tratado “Dez Livros sobre a Arquitetura”, considerado a primeira obra de teoria da arquitetura. A redescoberta da obra de Vitruvius teve uma profunda influência sobre os arquitetos do Renascimento, marcando a renascença da arquitetura clássica. Para o autor, as estruturas arquitetônicas deveriam conter três princípios fundamentais. Esses princípios ficaram conhecidos como a tríade vitruviana. Em relação à tríade vitruviana, é correto afirmar que:

  • A define três conceitos, a saber, a comodidade, a estética e a ornamentação;
  • B é composta de três princípios, a saber, firmitas, utilitas e venustas;
  • C é composta de três princípios, a saber, spatio, sermone e stilo;
  • D consiste na inter-relação entre três princípios, a saber, espaço, forma e conteúdo;
  • E é composta de elementos formais, sensoriais e estéticos.

Sobre a arquitetura e a contribuição deste arquiteto para a história do Brasil, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

O arquiteto _________________ gostava de trabalhar com formas arredondadas e, ao longo de sua trajetória, tornou-se dono de um estilo único que privilegiava as formas monumentais, simbólicas e esculturais. Em algumas ocasiões, ele manifestou que se inspirava na natureza e nas suas curvas para criar os seus projetos. Foi reconhecido internacionalmente por projetar obras em mais de 20 países.

  • A Oscar Niemeyer
  • B Lúcio Costa
  • C Arthur Casas
  • D Athos Bulcão

A segunda metade do século XX viu surgir, na Amazônia brasileira, uma variante do chamado regionalismo crítico (segundo a terminologia do britânico Kenneth Frampton, em sua História Crítica da Arquitetura Moderna) na Arquitetura e Urbanismo. Dentre alguns de seus maiores expoentes, está o engenheiro-arquiteto Milton José Pinheiro Monte (1928-2012), de quem uma de suas obras é ilustrada a seguir, parte do complexo-sede do clube social Assembleia Paraense, localizado na cidade de Belém-PA.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Figura 17 Croquis, perspectivas e fotos do Complexo Assembleia Paraense, projeto dos anos 1990 de Milton Monte. Elementos do complexo AP por Milton Monte: Esboços tridimensionais, o Toc-Toc, o Central e o Salão de Festas (vistas e perspectiva). Fonte: Blog da Fau/LAFORA, fauufpa.org. Disponível em: https://fauufpa.org/2010/07/21/a-assembleia-paraense-de-milton-monte-empostagem/ . Acesso em: https://fauufpa.org/2010/07/21/a-assembleia-paraense-de-milton-monte-empostagem/ . Acesso em: 01 fev. 2025.

Após observar a ilustração anterior, indique qual das alternativas condiz com a tradição amazônica de projeto arquitetônico.

  • A Os elementos triangulares em madeira, em guarda-corpos e mãos-francesas de apoio à cobertura, representam estratégia de projeto estrutural, uma vez que, principalmente a 60º, os triângulos distribuem esforço de modo homogêneo, isostático.
  • B A arquitetura regionalista dos anos 1990 parece, hoje, datada esteticamente e seriamente irreprodutível, devido às restrições do uso de madeiras-de-lei advindas da rigorosa legislação ambiental brasileira, o que lhes impõe preço elevado e fuga do material.
  • C Elementos identificados como beirais nesta linguagem arquitetônica destinavam-se à projeção de sombreamento a grande distância no interior das edificações, principalmente, embora os projetistas declarassem a intenção de conter a entrada de águas de chuva, sem sucesso.
  • D O desenho rebuscado das coberturas, em geral em telhas cerâmicas com estruturas em madeira, faz desta linguagem um compêndio de obras arquitetônicas de difícil manutenção, com telhados repletos de reentrâncias e águas proeminentes, volumes que abrigam rincões e tacaniças de acesso restrito.
  • E A intenção do desenho nesta linguagem arquitetônica contrasta com a rígida geometria da arquitetura modernista atual, destituída de plasticidade e organicidade, representando certa decadência da linguagem arquitetônica do passado, que já foi mais engenhosa ao associar estrutura e forma do edifício.