Questões de Meio ambiente e sociedade (Sociologia)

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Analise a seguinte afirmação: a tensão dialética entre (1) o crescimento econômico e (2) a necessidade de proteger o meio ambiente para as atuais e para as futuras gerações enseja (3) a estruturação de uma terceira via que busque satisfazer os distintos aspectos afetos ao interesse coletivo.
Considerando as construções teóricas afetas às três diretrizes argumentativas referidas na afirmação acima, é correto afirmar que:

  • A a diretriz 1 é o alicerce de sustentação do denominado ecodesenvolvimento;
  • B a diretriz 3 é infensa ao que se convencionou denominar “sustentabilidade fraca”;
  • C a diretriz 1 está comprometida com a escala sustentável de uso dos recursos naturais;
  • D podem ser incluídas, na diretriz 2, as construções teóricas conhecidas como “zeristas”;
  • E as três diretrizes têm acompanhado o debate em torno do capitalismo nas diferentes fases de sua evolução.
A promessa sociológica, entendida de maneira abrangente, possibilita uma análise integrada de todos os aspectos institucionais da sociedade, levando em conta as interações entre os níveis macro (estrutural) e micro (da psicologia social) da realidade. A promessa de uma perspectiva holística das relações sociais invariavelmente convida os sociólogos a proporem questões amplas sobre a interrelação entre sociedades e suas bases de recursos.

BUTTEL, Frederick. A sociologia e o meio ambiente: um caminho tortuoso rumo à ecologia humana. Perspectivas, São Paulo, 15: 1992.

A sociologia ambiental se conformou como estudo da disciplina sociológica por meio da
  • A consideração da metodologia das ciências biológicas como o evolucionismo darwinista.
  • B recuperação da tradição marxista que considerou variáveis ecológicas na observação de fenômenos sociais.
  • C compreensão da relação entre o substrato ecológico e material da existência humana.
  • D admissão da ecologia comportamental que se fundamenta no determinismo geográfico.

Em seu Manifesto Ciborgue, a filósofa norte-americana Donna J. Haraway reflete a respeito do par conceitual natural/artificial em uma lógica ciborgue:
“Imagine que você seja um pé de arroz. Você quer crescer e produzir rebentos antes que os insetos predadores cresçam e produzam rebentos para comer seus tenros brotos. Assim, você divide sua energia entre crescer tão rapidamente quanto possa e produzir toxinas em suas folhas para repelir os insetos. Agora, vamos dizer que você seja um pesquisador tentando convencer os agricultores californianos a deixar de utilizar pesticidas. Você está criando variedades de arroz que produzem mais toxinas alcaloides em suas folhas. Se os pesticidas são aplicados externamente, eles contam como sendo químicos – e grandes quantidades deles acabam nos corpos de imigrantes mexicanos ilegais que são contratados para a colheita. Se eles estão dentro da planta, eles contam como sendo naturais, mas podem acabar nos corpos dos consumidores que comem o arroz.”
Adaptado de HARRAWAY, D. “Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista”, in Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 28.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a redefinição da relação natural/artificial proposta pela autora.

  • A O arroz modificado geneticamente influi na constituição do corpo de seus consumidores, e complicações derivadas de agrotóxicos impactam o corpo de imigrantes mexicanos ilegais.
  • B Na intervenção tecnológica (ciborgue), a natureza constitui os seres por intermédio de processo constante de adaptações, fruto das interações entre os seres e o meio natural.
  • C O processo de seleção genética do arroz se fundamenta na reprodução orgânica, a única capaz de garantir a herdabilidade de caracteres competitivos.
  • D A lógica ciborgue supera a seleção darwiniana, natural, em que os seres se auto constituem a partir de suas relações com humanos e não humanos.
  • E A cultura ciborguiana substitui o par natural/artificial pela oposição natural/cultural, uma vez que as tecnoculturas passam a reger a história evolutiva dos seres, como no exemplo do arroz.

A professora pretende usar o fragmento a seguir para trabalhar o tema “A população brasileira: diversidade nacional e regional”.
O meu pai era paulista / Meu avô, pernambucano / O meu bisavô, mineiro / Meu tataravô, baiano / Meu maestro soberano / Foi Antonio Brasileiro (...) Viva Erasmo, Ben, Roberto / Gil e Hermeto, palmas para / Todos os instrumentistas / Salve Edu, Bituca, Nara / Gal, Bethania, Rita, Clara / Evoé, jovens a vista.
Chico Buarque, Para todos.
Sobre essa proposta pedagógica, analise as afirmativas a seguir.
I. O conceito de cultura é pensado com base no retrato da diversidade que o compositor estabelece a partir da própria ascendência e da homenagem a cantores e instrumentistas de diversos gêneros musicais. II. A ideia inicial da proposta é que os alunos se interroguem a respeito dos fatores sociais, econômicos e históricos que contribuem para a pluralidade étnica e cultural da população brasileira. III. A música faz parte do universo expressivo da juventude, sendo utilizada como ferramenta pedagógica que contribui para uma escuta ativa e para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno.
Está correto o que se afirma em:

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
 Foi notícia recentemente nos meios de comunicação que uma transformação tecnológica que parecia inevitável há pouco tempo, atualmente corre o risco de não se concretizar ou de não alcançar a abrangência esperada. Trata-se da substituição dos veículos à combustão pelos veículos de propulsão elétrica. O problema, inicialmente detectado nos países da Comunidade Europeia, mas que também atinge o mercado norte-americano está na chamada “pegada de carbono”. Se, por um lado a poluição causada pelo funcionamento do veículo elétrico é próxima a zero, a produção da energia necessária para seu funcionamento tem uma alta pegada de carbono, em decorrência da matriz energética europeia, de forma que o saldo da pegada de carbono naquele continente é favorável aos veículos à combustão. Sobre a pegada de carbono, assinale a alternativa correta. 
  • A Trata-se de um método de datação histórica que leva em consideração a meia vida do isótopo Carbono 14 (C14)
  • B Trata-se de um método de produção de motores que utiliza o grafeno e o nano carbono com o objetivo de torná-los menos poluentes
  • C Trata-se de uma maneira de indicar a quantidade de CO (Monóxido de Carbono) que um determinado motor ou combustível emite quando em funcionamento
  • D Trata-se de um sistema de cálculo do potencial poluidor de uma atividade humana através da emissão de gases do efeito estufa que lhe é atribuída direta ou indiretamente