Questão 22 Comentada - Prefeitura de Biguaçu - Sociólogo - FURB (2025)

A respeito das comunidades tradicionais atualmente presentes em Santa Catarina, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)Comunidades como os cipozeiros, faxinalenses e pescadores artesanais, presentes em SC, eram reconhecidas como povos e comunidades tradicionais e possuíam modos de vida ligados ao uso coletivo e sustentável do território. Hoje, no entanto, têm suas práticas totalmente integradas ao modelo de produção agrícola dominante no estado.
(__)O extrativismo vegetal, como a coleta de cipós, a produção de ervas medicinais e o uso de sementes crioulas, é uma prática abandonada pelas comunidades tradicionais em SC diante das pressões do mercado.
(__)Os saberes ecológicos das comunidades tradicionais incluem, por exemplo, o conhecimento sobre épocas de reprodução dos peixes, técnicas de plantio consorciado e uso sustentável de recursos florestais.
(__)A especulação imobiliária e a expansão de monoculturas vêm ameaçando os territórios e modos de vida de comunidades tradicionais em várias regiões do estado.
(__)Por serem isoladas da sociedade urbana, essas comunidades já não influenciam a cultura nem o meio ambiente fora de seus próprios territórios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  • A F − F − V − V − F.
  • B F − V − F − V − V.
  • C F − V − V − F − F.
  • D V − F − F − V − V.
  • E V − V − F − F − F.