Questões de Marketing na Biblioteconomia (Biblioteconomia)

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Segundo Amaral (2007), o marketing ____________ é o processo gerencial de toda variedade de informação (tecnológica, científica, comunitária, utilitária, arquivística, organizacional ou para negócios) utilizada em todo tipo de organização, sistema, produto ou serviço, sob a ótica de marketing para alcançar a satisfação de diversos públicos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A de dados
  • B de conteúdo
  • C digital
  • D de informação
  • E verde

Segundo Amaral (2011), o marketing é um processo gerencial capaz de garantir a relevância futura das bibliotecas e unidades de informação. Esse processo envolve planejamento, execução e controle da criação, precificação, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços de informação. Além de atender às necessidades atuais dos usuários, o marketing da informação deve inovar oferecendo produtos e serviços que atendam aos interesses da clientela futura. Sobre o que a ênfase nos princípios do marketing da informação pressupõe, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Comprometimento com a filosofia de marketing adotada pelos gestores da unidade de informação.
( ) Suporte administrativo da alta direção da organização mantenedora da unidade de informação.
( ) Desenvolvimento das atividades da unidade de informação com foco nos serviços no cliente.
( ) Preocupação com o atendimento ao público-alvo, receptividade às críticas, reclamações e sugestões.
( ) Divulgação dos benefícios e dos prejuízos advindos da adoção das técnicas de marketing.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – F – V – V.
  • B V – V – F – V – F.
  • C F – F – V – F – V.
  • D F – V – F – V – F.
  • E V – F – V – F – V.

Em relação ao marketing em bibliotecas e centros de documentação bem como às redes e sistemas de informação, assinale a alternativa CORRETA.

  • A O marketing em bibliotecas envolve tanto a promoção dos serviços quanto a comunicação eficaz com os usuários, com o objetivo de aumentar a visibilidade e a utilização dos recursos da biblioteca.
  • B O marketing em bibliotecas se limita à divulgação de eventos culturais, sem envolver estratégias para atrair novos usuários.
  • C O planejamento estratégico de redes de bibliotecas é desnecessário, pois cada unidade funciona de forma independente.
  • D A integração de bibliotecas em redes prejudica a gestão de recursos, uma vez que impõe políticas padronizadas para todas as instituições.
  • E Centros de documentação não precisam de estratégias de marketing, pois sua função é apenas arquivar documentos para consulta interna.

O marketing é essencial não apenas para divulgar a biblioteca e/ou outros serviços de informação, mas também para interagir com os usuários e eles estarem sempre assíduos. Assim, torna-se importante elaborar e aplicar o planejamento de marketing da biblioteca, o qual, de acordo com Jorge Moisés Kroll do Prado, passa por nove fases. Uma delas propicia a busca de conhecimentos sobre os usuários da biblioteca, tanto os reais (aqueles que fazem parte da biblioteca) quanto os potenciais (aqueles que poderão se engajar à biblioteca).

Portanto, esta fase é chamada:

  • A Definição de público.
  • B Diagnóstico da biblioteca.
  • C Análise de ambiente.
  • D Atribuição de métricas.

De acordo com Amaral (2012) “parte-se do princípio que é um processo gerencial capaz de contribuir para garantir o futuro da biblioteca e demais unidades de informação como atividade inovadora e criativa, que envolve o planejamento, execução e controle da concepção, determinação de preço, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços de informação.” […] O pensamento recente sobre este assunto sugere que a “tarefa da biblioteca não seja apenas prover necessidades de informação momentâneas, mas também inovar com a oferta de produtos e serviços de informação capazes de atender os interesses da clientela no futuro.”


O texto acima se refere:

  • A Ao estudo de usuários. 
  • B À avaliação de serviços.
  • C Ao serviço de referência.
  • D À disseminação da informação. 
  • E Ao marketing da informação