Questões de Marketing na Biblioteconomia (Biblioteconomia)

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A respeito da organização e administração de bibliotecas, julgue o item a seguir.


No marketing da informação, a informação é tida como um objeto que agrega valor aos produtos e serviços ofertados, de modo que o valor agregado será influenciado pelos processos de gestão da informação, como a coleta, o tratamento e a disseminação. Em bibliotecas, um produto que contém uma informação considerada importante para os usuários será mais procurado.

  • Certo
  • Errado
Um princípio caro ao marketing em geral, que também se aplica às bibliotecas universitárias, é que os produtos e serviços devem ser concebidos conforme as características e necessidades dos seus usuários reais e potenciais, nesse sentido
  • A a força do marketing está na propaganda, que ao tornar conhecidos os serviços e produtos da biblioteca, assegura o seu uso em larga escala.
  • B as ações de marketing nas bibliotecas devem ser planejadas, sendo que na primeira fase desse planejamento deve-se procurar conhecer as características do usuário e da comunidade a ser atendida.
  • C é importante saber que marketing e propagada são conceitos sinônimos que são usados de uma ou outra forma, conforme trate-se de uma instituição pública ou privada.
  • D o marketing é uma ferramenta da propaganda que pode desenvolver-se por meio de diferentes canais de comunicação, inclusive pela INTERNET.

As três maneiras distintas que as mídias sociais podem ser utilizadas pela biblioteca universitária para favorecer as ações do marketing de relacionamento são:

  • A Facebook, Twitter e Microblogs.
  • B Curadoria, filtro e conector.
  • C Geração Y, Geração Z e iGens.
  • D Canal de comunicação, objeto de aprendizagem e objeto de estudo.
  • E Repositórios digitais, mídias eletrônicas e conectividade.

As bibliotecas, que experimentam ferramentas de tecnologia da informação para criar novos serviços para o seu público, implementam produto novo ou significativamente melhorado, desenvolvem um novo processo, aplicam um novo método de marketing ou um novo método organizacional nas práticas ou na organização do local de trabalho, estão aderindo

  • A à gestão de inovação.
  • B à automação de serviços.
  • C à gestão de recursos.
  • D ao gerenciamento de sistemas.
  • E à preservação digital.

Considere as afirmativas abaixo, sobre marketing em unidades de informação.


I. A gestão de uma biblioteca é um processo e, como tal, não pode ser algo estanque no tempo/espaço. Deve ser dinâmico, direcionado a sua realidade, pois, muitas vezes o que serve para uma biblioteca pode não servir a outra. Nesse sentido, os princípios de marketing serão elementos motivadores e transformadores.

II. O marketing é algo novo na caminhada dos profissionais da informação, ele se desenvolveu na área apenas recentemente e se adaptou ao contexto mais específico do serviço de informação.

III. O marketing tem dificuldade para ser aplicado ao trabalho que visa ao tipo de lucro das unidades de informação. Ele não se relaciona muito bem com benefício e satisfação.

IV. A biblioteca, considerada uma organização que não visa ao lucro financeiro, não difere de outras organizações no sentido de promover seus recursos. Ela precisa estabelecer um programa de relações públicas que apoie e divulgue seu trabalho.


Está correto o que se afirma APENAS em

  • A I e III.
  • B II e III.
  • C III e IV.
  • D I e IV.
  • E I e II.