Questões de Marketing na Biblioteconomia (Biblioteconomia)

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Com relação ao marketing da informação e à gestão da qualidade do atendimento, julgue o item.


A principal função do serviço de circulação é promover, por meio da disponibilização de recursos informacionais, o acesso dos usuários às informações das quais eles necessitam. O serviço de circulação como um todo agrega as operações de consulta, empréstimo, devolução, reserva e renovação de materiais das unidades de informação.

  • Certo
  • Errado

Com relação ao marketing da informação e à gestão da qualidade do atendimento, julgue o item.


A gestão da qualidade não necessita estar ajustada ao universo ou ao contexto específico em que a biblioteca esteja inserida, pois diferentes tipos de bibliotecas exigem as mesmas estratégias.

  • Certo
  • Errado

Com relação ao marketing da informação e à gestão da qualidade do atendimento, julgue o item.


O marketing em unidades de informação pode ser entendido como uma filosofia de gestão administrativa.

  • Certo
  • Errado

Com relação ao marketing da informação e à gestão da qualidade do atendimento, julgue o item.


Quanto à prestação de serviços, as funções desempenhadas pelas redes de bibliotecas estão relacionadas a: acesso compartilhado a conteúdos eletrônicos (revistas e bases de dados); acesso a catálogos virtuais e a centros de recursos de aprendizagem; empréstimo entre bibliotecas; serviços de informação e referência virtual; e suporte para atendimento aos públicos com necessidades especiais.

  • Certo
  • Errado

Analise as assertivas a seguir, sobre marketing em unidades de informação, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As redes sociais são grandes ferramentas de marketing para as bibliotecas, já que por meio delas é possível compartilhar informações sobre novos livros e recursos disponíveis, divulgar eventos, facilitar a interação dos usuários por meio de comentários e mensagens e divulgar depoimentos sobre os serviços oferecidos e a satisfação dos usuários.
( ) Realizar parcerias com escolas e organizações locais, oferecer descontos e abono de multas por atraso na devolução de livros, utilizar CDU na classificação dos livros técnicos e enviar lista de novas aquisições por e-mail são consideradas estratégias de marketing eficazes para atrair novos usuários para a biblioteca.
( ) Receber novos usuários, expandir a coleção de livros de literatura brasileira e internacional, aumentar a visibilidade entre a comunidade e estabelecer vínculo satisfatório com os usuários cadastrados são alguns dos objetivos do marketing de relacionamento em uma biblioteca.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – F – V.
  • B F – V – F.
  • C V – V – V.
  • D F – F – F.
  • E V – F – F.