Questões de Marketing de serviços e valor (Atendimento ao Público)

Limpar Busca

Na venda de um cartão de crédito, um corretor ficou preocupado em ajudar o cliente a identificar os riscos da decisão de compra. Para tanto, enfatizou três aspectos para o cliente: este não perderia dinheiro se fizesse essa compra; esse cartão seria aceito sempre e onde o cliente desejasse realizar uma compra; os colegas de trabalho do cliente aprovariam a escolha dessa bandeira renomada.
Esses três argumentos utilizados pelo corretor para reduzir as inseguranças do cliente podem minimizar três tipos de riscos percebidos na pré-compra:

  • A físico, sensorial, temporal
  • B psicológico, físico, biológico
  • C financeiro, funcional, social
  • D ergonômico, mecânico, sensorial
  • E estratégico, operacional, de conformidade

Uma característica do atendimento bancário, que interfere decisivamente na percepção dos clientes, é a inseparabilidade – cuja importância se manifesta no fato de que o prestador de serviço é o serviço.
Sendo assim, para administrar corretamente essa característica, o agente comercial deve estar preparado para

  • A assumir totalmente os fatos que ocorrem em sua agência.
  • B completar o estoque pleno dos serviços prestados.
  • C compreender seus próprios benefícios e anseios.
  • D orientar os clientes na escolha de produtos adequados.
  • E tornar tangíveis os serviços ofertados aos clientes.

Levar o serviço certo ao cliente certo e ao preço certo. Essa parece ser a relação ótima de uma empresa com o seu mercado. Mas, para que isso ocorra, é importante que ela se organize e faça fluir suas operações com o menor nível de ruído para o seu cliente.
COBRA, Marcos. Marketing de serviços. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2021. v. 1, E-book.
A respeito da estratégia de preços, assinale a alternativa que apresenta uma ação para viabilizar a demanda por um serviço.

  • A Investimento em saúde e educação
  • B Investimento na qualidade do serviço e comunicação
  • C Esforço criativo
  • D Realização de promoções, apenas
  • E Uso exclusivo de redes sociais

No marketing de relacionamento de uma empresa, foi utilizada uma venda consultiva. Isso significa que tal venda foi focada

  • A no recebimento dos pedidos de compra, buscando a minimização do preço para garantir a venda e a gestão de todas as contas.
  • B no canal de vendas (atração), fluxo e conversão, sem levar em conta os processos internos de atendimento e a divulgação do serviço.
  • C nos clientes interessados nos serviços de valor agregado, envolvendo os profissionais que têm conhecimento profundo da empresa.
  • D nos clientes que não estão interessados, ou que são incapazes de ter recursos para os serviços de valor agregado oferecidos pela empresa de venda.
  • E nas técnicas de coaching, onde o vendedor não fala para o cliente qual é a solução para o seu problema, conduzindo-o para insights através de perguntas.

O crescimento dos canais eletrônicos está criando uma mudança fundamental na natureza do marketing, conforme notado no setor dos bancos. Muitas organizações estão substituindo um local físico onde fornecedores e clientes se encontram para fazer negócios, por um local virtual identificado como

  • A lugar de mercado
  • B espaço de mercado
  • C display de varejo
  • D cenário de serviço
  • E momento da verdade