Questões de Logística (Administração de Recursos Materiais)

Limpar Busca
A logística tem sua origem em civilizações antigas. A Segunda Guerra Mundial pode ser vista como o berço da logística moderna. Em relação às noções básicas em administração de materiais e logística, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A Logística é sinônimo de transporte, por isso pode se falar em logística rodoviária, ferroviária, hidroviária, dutoviária e aérea.
  • B A logística pode ser conceituada como o processo de planejamento do fluxo de materiais e/ou serviços, objetivando a entrega dos mesmos para satisfação das necessidades na qualidade desejada e no tempo certo, otimizando recursos e aumentando a qualidade dos bens e/ou serviços.
  • C A logística é uma importante ferramenta empresarial na medida em que busca prover, de forma eficiente, a lucratividade nos serviços de distribuição ao cliente, no fluxo de materiais dentro da empresa, no planejamento de compra, passando pelo controle e organização de estoques de matérias-primas e produtos acabados, no planejamento de controle da produção e no controle de transporte de embalagens.
  • D A logística empresarial é responsável por planejar desde a compra da matéria-prima, o armazenamento, a escolha das embalagens e a forma como o produto e/ou serviço chegará até o cliente. A organização e integração dos setores da empresa é algo fundamental e de responsabilidade de um profissional da área de logística. Entretanto, nada pode ser feito se o governo não assumir sua responsabilidade com a infraestrutura viária, que é o suporte para o trabalho da logística.
A gestão logística considera conveniente o desenvolvimento de sistemas para movimentação de cargas que permitam acondicionar volumes uniformes em unidades de carga. Busca reduzir, assim, custos de viagem, tempo de permanência de veículos nos embarques e desembarques, além de oferecer maior segurança à carga, eliminando o manuseio direto. Esta prática ficou conhecida como:
  • A drawback.
  • B unitização
  • C cabotagem.
  • D eifo
  • E alavancagem.

Uma das decisões mais importantes em Logística é a definição do Nível de Serviço. Com relação ao nível de serviço é possível afirmar que:

  • A Ele só deve ser alto para clientes de baixa lucratividade.
  • B Todos os clientes devem ter o mesmo nível de serviço.
  • C Ele deve ser definido a partir da segmentação de clientes.
  • D Só se aumenta o nível de serviço com aumento de custos.
  • E Ele só deve ser levado em conta após a definição do custo.

Com relação à logística, analise as afirmativas abaixo.


I. O sistema logístico tem como finalidade planejar, implementar e controlar os fluxos de entrada e saída de produtos, serviços e informações, nas áreas de distribuição, suprimentos e produção, obtendo-se, assim, maior eficácia e eficiência no setor de serviços, com o menor custo possível.

II. Um projeto de logística envolve seu desempenho e seus custos, sendo necessário determinar seus objetivos de médio e longo prazo para a análise da eficácia de sua rede de distribuição.

III. A distribuição física é a atividade relacionada ao conjunto de operações globais da empresa garantindo a entrega do produto em boas condições comerciais, excluindo a movimentação de materiais e o controle de estoque.


É correto o que se afirma somente em

  • A III.
  • B II.
  • C I e II.
  • D I e III.

Logística pode ser definida como a junção de quatro atividades básicas: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. Trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. Com o mundo globalizado, torna-se cada vez mais necessário que as organizações se planejem de forma estratégica, a fim de se manterem competitivas. Para tanto, as organizações devem

  • A garantir a satisfação de todas as pessoas ligadas ao trabalho de logística, independentemente da especialidade. Os funcionários devem ter conhecimento básico da importância que a sua tarefa tem para o bom desempenho do processo no contexto geral.
  • B buscar maiores lucros e conquistar novos mercados que garantam a sua sobrevivência em um mundo globalizado, usando a logística para garantir a qualidade na aquisição de matérias primas e o atendimento das necessidades do consumidor.
  • C enfrentar o desafio de garantir a qualidade necessária aos serviços e produtos, voltando todos os esforços para atender o nível de exigência dos consumidores, de forma a manter a fatia de mercado conquistada.
  • D tratar a logística com a rigidez que lhe é devida, gerenciando-a como um conjunto de componentes capaz de trabalhar de forma coordenada e autônoma, desde a aquisição de materiais até a entrega.