Questões de Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo) (Administração Pública)

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É característica do corporativismo na gestão pública:

  • A os cargos de ministros, secretários de ministérios, diretores de agências e de empresas estatais e outras posições de prestígio na Administração Pública são preenchidos não por critérios técnicos (correlação entre o cargo e as qualificações do ocupante), mas por critérios políticos: o apoio dos indicados e nomeados aos projetos do Governo no Congresso.
  • B troca do apoio pelo fornecimento de bens e serviços do Estado, como acesso a internações hospitalares, calçamento de ruas e mesmo bens de uso pessoal, como sapatos.
  • C defesa de interesses de grupos organizados, que agem diretamente sobre o Governo ou indiretamente, por meio de representantes no Congresso.
  • D associado ao mandonismo, ao filhotismo e à desorganização dos serviços em uma dinâmica característica da República Velha, em que havia um cenário com forte influência das oligarquias agrárias.

Com relação às estratégias utilizadas pelos governos para o incremento de sua legitimidade, assinale V para afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O corporativismo estatal refere-se à troca de benefícios entre setores da sociedade e a classe política do Estado.
( ) O clientelismo trata-se de interlocutores representantes de categorias profissionais.
( ) O neocorporativismo trata-se de entidades privadas concedidas pelo Estado que possuem o direito de participar de processos decisórios.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – V – V.
  • B V – F – V.
  • C F – V – F.
  • D V – V – F.
  • E F – F – V.

As principais formas de intermediação de interesses na Administração Pública são o clientelismo e o corporativismo.
Assinale a opção que apresenta uma prática clientelista na Administração Pública.

  • A A adoção de políticas públicas com base em estudos técnicos e participação cidadã.
  • B A nomeação de funcionários públicos com base em mérito e qualificações profissionais.
  • C A implementação de reformas administrativas voltadas para a eficiência e a transparência.
  • D A contratação de servidores por meio de concursos públicos, garantindo igualdade de oportunidades.
  • E O uso de cargos públicos para recompensar aliados políticos, sem considerar competência ou mérito.

Julgue o próximo item, a respeito de governança, risco e compliance. 


A governança corporativa distingue-se do modelo gerencial na medida em que a primeira é orientada ao cidadão, incluindo-o como agente da mudança, enquanto o segundo é voltado à satisfação do cliente do serviço público.

  • Certo
  • Errado

Os princípios de governança pública são fundamentos orientadores que promovem a transparência, a responsabilidade, a eficácia e a equidade nas ações e decisões do setor público, visando ao interesse público e ao desenvolvimento sustentável.
Assinale, dentre as opções a seguir, a que compreende princípios de governança pública.

  • A Integridade, melhoria regulatória e transparência.
  • B Competência, responsabilidade e transparência.
  • C Integridade, liderança e motivação.
  • D Competência, integridade e liderança.
  • E Integridade, melhoria regulatória e liderança.