Questões de Indicadores de RH (Gestão de Pessoas)

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Atualmente, a organização do local de trabalho e seus processos servem como parâmetros para medir a eficiência de um determinado funcionário, avaliando elementos como:

I.Gerenciamento do tempo gasto nas atividades.
II.Preenchimento correto de planilhas e formulários.
III.Observação do consumo do veículo conforme a rota estabelecida.

É CORRETO o que se afirma em:

  • A III, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I, II e III.
  • D I, apenas.

Os indicadores de Gestão dos Talentos Humanos (GTH) são ferramentas essenciais para medir o desempenho, o engajamento e o desenvolvimento dos colaboradores.
Assinale a opção que apresenta um indicador de custo de Treinamento & Desenvolvimento (T&D).

  • A O tamanho do staff de GTH para cada 1.000 colaboradores.
  • B A divisão do custo total de T&D pelo número de horas de aprendizado.
  • C A porcentagem de recursos aplicados em T&D em relação à folha de pagamento.
  • D A divisão dos recursos aplicados em T&D no ano pelos colaboradores treinados.
  • E A divisão entre o total de economias e a redução de custos pelos investimentos em T&D.

Julgue o próximo item, acerca de gestão estratégica de pessoas, treinamento e desenvolvimento, indicadores de desempenho e gestão por competências. 

O nível de satisfação de clientes internos e externos é um indicador de desempenho adequado à mensuração da qualidade dos serviços prestados, desde que se baseie em informações objetivas.

  • Certo
  • Errado

Informações e dados a respeito da gestão de pessoas nas organizações são fundamentais para responder a determinadas perguntas estratégicas, como aquelas apresentadas na figura a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Fonte: Buergue, S. T. Gestão de pessoas: liderança e competências para o setor público. Brasília: ENAP, 2019, p. 411.

Nessa configuração de gestão de desempenho de pessoas, há interação da organização com o ambiente e demais dimensões da gestão organizacional.
Tal configuração, que estrutura necessidade de informações e dados necessários à gestão de recursos humanos, é denominada:

  • A BPM – Sistema de Gerenciamento de Processos de Negócio;
  • B CRM – Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente;
  • C LIMS - Sistemas de Informação de Laboratório;
  • D SIG - Sistema de Informações Gerenciais;
  • E SPT - Sistemas de Processamento de Transações.

Em certa organização, a alta direção quer evidenciar a contribuição da área de recursos humanos no atingimento dos objetivos organizacionais, por meio de indicadores de gestão.
Assim, o diretor de RH recebeu a incumbência de selecionar indicadores relativos à eficiência dos processos e rotinas da área de recursos humanos. 

Com isso em vista, são indicadores adequados:

  • A índice de retenção; índice de empregados de alto potencial;
  • B número ajustado de empregados pela jornada integral; índice de desligamentos;
  • C horas de treinamento por empregado; amplitude de comando;
  • D número total da força de trabalho; índice de empregados de alto desempenho;
  • E grau de confiança nos pares; proporção de terceirizados sobre o efetivo de empregados.