Questões de História e Teoria do Paisagismo (Arquitetura)

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O estilo de paisagismo que foi desenvolvido no Brasil, no século XIX, e se caracteriza por espaços criados para a contemplação, compostos por elementos bucólicos e românticos, buscando recriar os jardins dos palácios reais europeus, é denominado

  • A Eclético.
  • B Moderno.
  • C Clássico.
  • D Contemporâneo.

Hertzberger, na obra “Lições de Arquitetura”, descreve a rua como “um lugar em que o contato social entre os moradores pode ser estabelecido; como uma sala de estar comunitária”. A potência dessa ideia como referência para o planejamento pode ser facilmente percebida, mas o autor também alerta para o fato de que esse conceito vem sendo desvalorizado ao longo do tempo.
Segundo Hertzberger, são fatores que contribuem para essa perda de valor, exceto:

  • A O aumento do tráfego motorizado e a prioridade que recebe.
  • B A organização sem critérios de áreas de acesso às moradias, em particular as portas da frente, por causa de vias indiretas e impessoais de acesso, que diminuem o contato com o nível da rua.
  • C A anulação da rua como espaço comunitário por causa do assentamento dos blocos.
  • D Densidades muito altas de moradias, enquanto o número de moradores por unidades também aumenta acentuadamente.
  • E O aumento das condições econômicas das pessoas, que faz com que elas necessitem menos dos vizinhos e façam menos coisas juntas.

De acordo com Benevolo, no livro “A Arquitetura no novo milênio”, no intervalo de tempo considerado na História da Arquitetura moderna — do último terço do século XVIII ao final do século XX —, a paisagem construída ou o conjunto das modificações introduzidas pelo homem sobre a superfície terrestre sofreu quatro transformações sucessivas, cujos efeitos se encontram combinados na paisagem de hoje.
A respeito dessas transformações, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
(   ) O desmantelamento das estruturas de assentamento tradicionais, produzidas pelas sociedades antigas com as técnicas pré-industriais e as formalidades precedentes ao “novo regime” vigente no mundo industrial, é uma transformação da paisagem citada por Benevolo.
(   ) Um primeiro modelo de urbanização “moderno”, concebido por volta da metade do século XIX, mas ainda amplamente operante nos séculos XX e XXI, seja na Europa, seja no resto do mundo, é uma transformação apresentada pelo autor.
(   ) Um segundo modelo de urbanização, baseado na experiência dos reparos ao primeiro modelo já ocorrida entre os dois séculos e colhida pelo movimento moderno no primeiro pós-guerra como método alternativo de gestão de território, é uma transformação de que trata Benevolo.
(   ) Um último procedimento de urbanização, que não é certo chamar de “modelo” porque seu caráter principal é a desvinculação em relação às formalidades legais, é uma transformação descrita no livro.
Assinale a sequência correta.

  • A F F F F
  • B F F F V
  • C F V F V
  • D V F V V
  • E V V V V

O arquiteto paisagista Luís Ramiro Barragán Morfín (9/3/1902 - 22/11/1988) revolucionou a arquitetura moderna em seu país com o uso de cores vibrantes oriundas da arquitetura vernacular mexicana. Entre seus mais importantes projetos estão a Casa Barragán, a Capela das Capuchinas, as Torres de Satélite, "Los Clubes" e a Casa Gilardi. Com uma carreira que conta com mais de 30 obras construídas lhe rendeu o Prêmio Pritzker em 1980, o Prêmio Jalisco em 1985 e, um ano antes de falecer, o Prêmio Nacional de Arquitetura do México. Seus jardins apresentam os elementos essenciais que marcam sua obra e inspiram projetos até os dias atuais, como:

  • A a formalidade, as formas geométricas, a simetria perfeita, uso de círculos, retângulos, quadrados e triângulos criados a partir do corte de arbustos.
  • B jardins serenos, paredes sólidas e ortogonais, pátios abertos ao céu e combinação de cores vibrantes.
  • C valoriza a paisagem natural, com formas curvas e arredondas tanto no relevo, como nos caminhos e na construção dos maciços e bosques.
  • D esculturas que se relacionam com o espaço de jardim, lagos naturais, formas sinuosas e esguichos d`água.
  • E desenho mondrianiano, formas rígidas dispostas livremente no contexto espacial, emprego de espécies nativas e uso de aço cortem como elementos marcantes no contexto formal.

A Igreja de São Francisco localizada no bairro da Pampulha, em Belo Horizonte, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer tem na sua solução formal da cobertura um arco parabólico. Ela foi inaugurada em 1943 e faz parte do projeto arquitetônico da Pampulha encomendado pelo prefeito de Belo Horizonte na época, Juscelino Kubitschek. Tombada pelo Iphan em 1947, destacou-se como o primeiro monumento moderno a receber proteção federal no país. Distante dos elementos sacros tradicionais, repleta de curvas ousadas e inovadoras para a época, permaneceu fechada por vários anos e, somente em 1959, o pequeno templo pode ser aberto à comunidade.
O uso do concreto armado a partir da criação das curvas e arcos propostos por Niemeyer, não só causaram espanto e curiosidade à comunidade religiosa, como também, possuem importante função técnica acústica.
Tomando o texto anterior como base de informação, e considerando conhecimento prévio sobre acústica, aponte de que maneira as curvas e os arcos contribuem acusticamente no exemplo acima:

  • A absorvem o som evitando o eco.
  • B ajudam na reverberação do som no ambiente.
  • C transmitem som ao exterior.
  • D são responsáveis para que tempo do ruído refletido seja superior a 0,1s.
  • E formam um ponto surdo.