Questão 36 Comentada - Prefeitura de São João do Rio do Peixe-2 - Psicólogo - EDUCA (2025)

Em um contexto clínico, um psicoterapeuta conduz um grupo terapêutico composto por 10 participantes que apresentam sintomas de transtornos ansiosos e depressivos. Durante as sessões, o terapeuta observa que os membros frequentemente reproduzem padrões de comunicação disfuncionais semelhantes aos vivenciados em suas famílias de origem, como resistência à expressão emocional e conflitos de poder.
Considerando os fundamentos teóricos e práticos da psicoterapia de grupo, assinale a alternativa que melhor explica essa dinâmica e a intervenção mais adequada para promover a mudança terapêutica:

  • A A repetição dos padrões disfuncionais indica uma resistência à terapia que deve ser enfrentada com técnicas de confrontação direta para garantir o controle do grupo pelo terapeuta.
  • B O foco da psicoterapia de grupo deve ser restrito à aplicação de técnicas cognitivo-comportamentais padronizadas, evitando-se discussões sobre as relações interpessoais para manter a objetividade terapêutica.
  • C O terapeuta deve evitar a exploração dessas dinâmicas para não gerar conflitos entre os participantes, focando apenas na resolução individual dos sintomas apresentados.
  • D A presença de conflitos de poder no grupo inviabiliza a continuidade da psicoterapia de grupo, recomendando-se a transição imediata para atendimento individual.
  • E A dinâmica grupal reproduz as relações interpessoais internas dos membros, funcionando como um laboratório social onde o terapeuta pode facilitar a conscientização desses padrões e promover a reestruturação emocional.