Questões de Psicologia Institucional (Psicologia)

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Em uma escola pública da zona rural, o psicólogo escolar foi chamado a atuar junto a uma turma com alto índice de evasão e baixo desempenho. Após observação institucional e entrevistas com a comunidade, identificou que fatores históricos de exclusão e práticas escolares rígidas estavam afetando o processo de ensino-aprendizagem. Dado o contexto, analise as afirmativas a seguir:

I.A atuação do psicólogo escolar deve focar na avaliação diagnóstica individual dos alunos, buscando identificar transtornos de aprendizagem com base em critérios clínicos.
II.A psicologia escolar contemporânea propõe uma atuação institucional, com foco nos processos pedagógicos e nas relações estabelecidas entre sujeitos no contexto educativo.
III.A avaliação psicopedagógica deve considerar não apenas fatores cognitivos, mas também variáveis emocionais, sociais e institucionais que impactam o processo de escolarização.

Está correto o que se afirma em:

  • A I e III apenas.
  • B I e II apenas.
  • C II e III apenas.
  • D I, II e III.

Leia as afirmativas sobre a Psicologia Institucional e a atuação do psicólogo em organizações e marque V para verdadeiro e F para falso:


( ) A Psicologia Institucional analisa as dinâmicas organizacionais e suas implicações nos processos psicológicos individuais e coletivos.


( ) O psicólogo institucional deve atuar apenas na seleção de funcionários, não sendo seu papel intervir em questões de clima organizacional.


( ) Programas de qualidade de vida no trabalho contribuem para a redução do estresse ocupacional e para o aumento da produtividade.


( ) A resistência às mudanças dentro de uma instituição pode estar relacionada a fatores culturais e estruturais da organização.


A sequência correta é:

  • A V – V – F – V
  • B V – F – V – V
  • C F – V – F – V
  • D V – V – V – F

A psicopedagogia pode abranger diferentes cenários. Nesse sentido, segundo o § 2º do Código de Ética da Psicopedagogia, “a intervenção psicopedagógica na educação e na saúde se dá em diferentes âmbitos da aprendizagem, considerando o caráter indissociável entre o institucional e o clínico”. O psicopedagogo, portanto, pode atuar nessas duas áreas, oferecendo atendimento em clínicas e também no contexto institucional, como em escolas e empresas. Na perspectiva clínica, o atendimento é voltado à terapia e visa à recuperação; nesse caso, o atendimento é feito em consultórios, enquanto, no campo institucional, ela tem enfoque preventivo e seu objetivo consiste em facilitar a construção do conhecimento. Sobre a atuação geral do psicopedagogo tanto em escolas quanto em empresas, ongs, entre outros, analise as afirmativas a seguir.

I. Na escola, o psicopedagogo irá auxiliar professores, coordenadores pedagógicos e gestores e ministrar reforço escolar junto aos alunos que possuem dificuldades de aprendizagem.
II. Nas empresas, o psicopedagogo auxiliará as organizações no processo de reflexão sobre si, sobre sua prática e como articulá-las, a fim de ampliar as possibilidades de desenvolvimento de competências que levem a resultados significativos, inovadores e criativos.
III. Atua sobre as relações entre a corporação e seus membros e dos indivíduos entre si, buscando estabelecer vínculos positivos que ajudem a promover a transformação.
IV. Geralmente desenvolve e trabalha com ações que objetivam o resgate da cidadania das pessoas e isso pode fortalecer a atuação efetiva dos indivíduos na sociedade.

Está correto o que se afirma apenas em

  • A II e III.
  • B III e IV.
  • C I, II e IV.
  • D II, III e IV.

Segundo George Lapassade, o termo “instituição” pode ser concebido como:

  • A Um sistema de normas que estruturam um grupo social, regulam a sua vida e o seu funcionamento.
  • B Local com regras e regulamentos que governam as interações dentro de uma organização ou em um ambiente específico de negócios.
  • C Os mecanismos através dos quais as políticas públicas são formuladas, implementadas e aplicadas.
  • D Organização na qual os usuários recebem atendimento de saúde.
  • E Entidade social deliberadamente estruturada e coordenada para atingir um conjunto específico de metas ou objetivos.

A instituição, como campo de pesquisa e de ação para a psicossociologia de comunidades, se mostra como lugar privilegiado, como um espaço socialmente organizado entre os diferentes elementos sociais. Assim, pontua Nasciuti (1977) que viver coletivamente implica instituir-se em organizações, o que significa afirmar que a instituição tem:

I. divisão de papéis. II. divisão de trabalho. III. hierarquização das relações sociais. IV. hierarquização das relações departamentais.

Assinale a alternativa correta:

  • A Somente a I está correta.
  • B Somente I, II e III estão corretas.
  • C Somente I, II e IV estão corretas.
  • D Somente II, III e IV estão corretas.