Questões de Ginástica Laboral (Educação Física)

Limpar Busca
Um dos papeis do profissional de Educação Física junto a equipe multiprofissional de saúde, é a de planejar estratégias ao qual atue de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas, e levando em conta o contexto atual, sobre as atividades home-office, percebe-se a necessidade de se pensar em possíveis lesões que podem ser causadas por atividades ocupacionais remotas. A ginástica laboral, tem sido, entre muitas, a opção mais utilizada na prevenção de doenças ocupacionais, e a respeito disso é CORRETO afirmar:
  • A Que a ginástica laboral de compensação é realizada durante as pausas, tendo como função restabelecer o antagonismo muscular, utilizando-se de exercícios específicos que visam encurtar os músculos que estão em constante alongamentos;
  • B Que a ginástica laboral consiste em exercícios realizados no ambiente de trabalho, que visam normalizar capacidades e funções corporais para uma melhor qualidade de vida do trabalhador;
  • C Que a ginástica laboral corretiva é um conjunto de exercícios realizados no início da jornada de trabalho, preparando o indivíduo para suas necessidades laborais podendo ser: de velocidade, de força ou de resistência, aperfeiçoando as coordenações e sinergias.
  • D Que a ginástica laboral preparatória ou pré-aplicada é realizada durante as pausas obrigatórias, objetiva o impedimento da instalação de vários vícios de postura, em face da posição em que o indivíduo é obrigado a permanecer durante suas atividades habituais;
  • E Que as evidências científicas apontam que a ginástica laboral apresenta apenas benefícios para o sistema musculoesquelético dos trabalhadores, e que não necessariamente contribui para um aumento de produtividade e no lucro das empresas;
Com relação às modalidades olímpicas da Ginástica, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Na ginástica rítmica, as atletas combinam saltos, giros, acrobacias e interpretação musical com a manipulação de implementos, como corda, bola, arco, fita e maças.

( ) A ginástica aeróbica esportiva será incluída nos Jogos Olímpicos de Tóquio (2020), tendo como critérios de pontuação a qualidade artística, a execução e a dificuldade dos movimentos aeróbicos e coreografados.

( ) O programa de ginástica artística masculina inclui eventos de solo, salto, barras fixas, barras paralelas, cavalo com alças e argolas; as provas femininas são solo, salto, barras assimétricas e trave de equilíbrio.

( ) Na ginástica de trampolim, incluída nos Jogos Olímpicos de Sidney (2000), os competidores saltam sobre uma cama elástica e realizam séries de acrobacias contendo saltos simples, duplos e triplos, com e sem piruetas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
  • A V – V – V – F.
  • B F – V – F – V.
  • C V – F – F – F.
  • D F – V – V – F.
  • E V – F – V – V.

Consoante Oliveira (2007), a ginástica laboral é classificada em cinco tipos, dependendo do horário e do objetivo. Assinale a alternativa CORRETA:

  • A Ginástica Laboral Preparatória: ministrada no início do expediente;
  • B Ginástica Laboral Compensatória: aplicada no meio do expediente (pausa ativa após 3 ou 4 horas de trabalho);
  • C Ginástica Laboral Relaxamento: aplicada nas pessoas que solicitam no setor de Recursos Humanos;
  • D Ginástica Corretiva: pode ser executada durante ou fora do expediente de trabalho;
  • E Ginástica Laboral de Manutenção: caracteriza-se por um programa de condicionamento físico que visa prevenir e/ou reabilitar as doenças crônicas degenerativas.

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta a respeito do uso de materiais para ensinar Ginástica Rítmica para crianças, seja em aulas de Educação Física curriculares, seja em projetos extracurriculares.

  • A Evitar aqueles que distraiam a atenção.
  • B Criar materiais alternativos.
  • C Evitar utilizar materiais alternativos.
  • D Evitar aqueles trazidos pelos próprios alunos.
  • E Exigir que cada aprendiz adquira o seu próprio material.

Considere a seguinte situação hipotética:


Um educador esportivo foi incumbido de desenvolver um projeto extracurricular de Ginástica Rítmica em uma escola. Ele procurou se orientar pelo princípio da educação democrática que, entre outros, recomenda respeitar os saberes que os educandos já possuem.


Assinale a alternativa que contém a descrição de uma atividade coerente com esse princípio e com essa perspectiva educativa.

  • A Oferecer um arco plástico para cada aprendiz. Deixar que o manuseie por cerca de 15 minutos. Em seguida, um a um, pedir que mostre aos colegas o que consegue fazer com o arco.
  • B Oferecer um arco plástico para cada aprendiz. Demonstrar como se executa o lançamento ao alto e sua recuperação. Deixar que exercitem essa execução por 15 minutos. Enquanto isso, observar quem consegue realizar os movimentos conforme demonstrado pelo educador.
  • C Oferecer a cada grupo de seis aprendizes uma folha contendo o desenho de uma sequência de movimentos presentes em uma coreografia de Ginástica Rítmica. Em seguida, eles terão 20 minutos para aprender a executar a coreografia e mostrar a execução ao educador.
  • D Levar os aprendizes a assistirem a um vídeo que mostra atletas manuseando um arco plástico. Em seguida, em duplas, frente a frente, os aprendizes deverão tentar reproduzir os movimentos que viram no vídeo.
  • E Levar os aprendizes a assistirem a um vídeo que mostra atletas durante uma competição individual de Ginástica Rítmica com o uso de bola. Em seguida, solicitar que cada aluno descreva os movimentos de rolar a bola pelo corpo conforme viram os atletas fazerem.